Quando Toriyama quis encerrar Dragon Ball – pt.VI

post_intended_6

Continuando com os posts adaptados do Intended Ending Guide dos nossos amigos do Kanzenshuu, analisamos agora os rumores sobre as intenções de Toriyama encerrar Dragon Ball, agora na saga de Cell!

Confiram!

Toriyama originalmente não planejou que #17, #18 e Cell aparecessem

Após todos os rumores infundados sobre a saga de Freeza, pode ser chocante descobrir que este rumor na verdade é 100% verídico! Como confessa no Shenlong Times #2, Toriyama originalmente faria o #19 e #20 como os vilões da saga dos androides, mas como isso não saiu muito bem ele nos trouxe o #17 e #18 e depois, finalmente, Cell.

Antes de aprofundarmos nisso, vamos falar sobre os editores de Toriyama, que foram três ao longo de Dragon Ball, sendo que ele teve somente um editor por vez. Seu primeiro editor foi Kazuhiko Torishima, que foi o cara da Jump que descobriu Toriyama e que serviu como seu editor durante todo Dr. Slump e do começo de Dragon Ball até o fim do 23º Tenkaichi Budokai. O segundo editor de Toriyama-sensei foi Yuu Kondou, que assumiu durante a saga dos Saiyajins e saiu quando Cell atingiu sua forma perfeita. O terceiro e último dos editores foi Fuyuto Takeda, de quando Cell atingiu sua forma perfeita até o fim de Dragon Ball (e ele também serviu de editor de Toriyama para trabalhos posteriores a DB). É comum na Jump falar que Toriyama incorporou seus editores nos vilões da série. Torishima era dito como a base para Piccolo Daimao, enquanto Kondou era para Freeza e Takeda para Majin Boo. Esses rumores eram tão conhecidos que até foram mencionados no Shenlong Times #2, onde os editores discutem sobre isso brevemente (Kondou sempre achou que ele tinha sido a base para Trunks). Entretanto, quando perguntado sobre isso em Dragon Ball Forever, Toriyama negou que baseou conscientemente esses personagens em seus editores, mas admitiu que poderia tê-lo feito subconscientemente.

Torishima em si é uma pessoa bem interessante. Após deixar de ser o editor de Toriyama, ele virou o editor-chefe da V-Jump em 1993. Em 1996, pouco tempo depois do fim de Dragon Ball, ele tornou-se o editor-chefe da Weekly Jump, e sobre sua liderança a Jump começou a crescer com novos hits como Yu-Gi-Oh!, One Piece e Naruto. Em 2001, Torishima tornou-se editor-chefe da Weekly Jump, Monthly Jump e V-Jump e em 2004 ele se juntou ao conselho de diretores da Shueisha. Então ele basicamente controla o universo nesse ponto!

Voltando ao Shenlong Times #2, aqui vai um trecho da entrevista:

Toriyama: Naquela época começou a ser mais divertido pensar na história do que desenhá-la. Mas em relação à história, eu basicamente só pensava em cada capítulo. Por isso que acabei nesse atoleiro (risos). Na época da viagem do tempo de Trunks ficou terrível. Eu continuei desenhando e foi ficando cada vez mais incoerente.

Torishima: Você só escapou dessa porque Kondou era seu editor. Eu não suporto esse tipo de bagunça (risos).

Toriyama: Você é terrível por dizer isso, Torishima-san. Bem, em seguida apareceram os androides #19 e #20. Você não era mais meu editor ou qualquer coisa, mas você me chamou especificamente para dizer “Eu achei que os inimigos fossem finalmente aparecer, mas esses não são apenas o magro e o gordo?” (risos). Na verdade eu não tinha planos para ninguém além do #19 e #20 aparecer. Mas não tive o que fazer, então eu trouxe o #17 e #18. E então você me liga e diz “O que, dessa vez são só moleques?”. Então eu trouxe o Cell (risos).

Takeda: Então você não tinha planejado Cell aparecer?

Toriyama: Não. Eu tinha gostado do #19 e #20. E tinha achado que o Cell inicial estava bom.

Takeda: O com tipo de inseto?

Toriyama: Mas então Kondou-san disse “Ele é feio. É claro, ele se transforma”, então eu não tive opção a não ser transformá-lo com sua segunda forma.

Kondou: Foi assim que aconteceu?

Toriyama: E então você foi muito malvado, Kondou-san. “Dessa vez ele parece um idiota, não? Apresse-se e o faça atingir sua forma perfeita”, você disse.

Kondou: Mas ele realmente tinha cara de idiota. (risos)

Toriyama: Na segunda forma de Cell eu já estava satisfeito o suficiente. Na verdade, eu queria que ele tivesse um papel maior. Mas como me disseram que ele parecia estúpido, eu não tive alternativa a não ser mudá-lo (risos). Então eu o fiz em sua forma perfeita em uma aparência bem bacana, que Kondou-san acabou gostando.

Quando fãs dizem que os editores de Toriyama o fizeram introduzir #17, #18 e Cell, vemos que isso é só meia verdade. O que realmente aconteceu foi Torishima, como editor da V-Jump e não mais de Toriyama, reclamou sobre #19 e #20 e depois sobre #17 e #18. Nada diz que o editor de Toriyama na época, Kondou, teria apresentado objeções sobre os vilões principais serem #19 e #20. O que aconteceu de Kondou foi suas objeções quanto ao design inicial e da segunda forma de Cell. E alguns fãs ainda reclamam de intervenções de editores sobre Toriyama, que no seu original faria o clímax da saga dos androides ser em um confronto entre os ‘Guerreiros Z’ e dois androides bizarros.

É interessante que Toriyama tenha passado pelo “não tive o que fazer” e que ele traria novos vilões simplesmente por alguém que não mais trabalhava como seu editor apresentou uma desaprovação quanto aos atuais vilões. Como mencionado, Torishima tornou-se alguém muito importante na Jump e Shueisha, mas nessa época ele era editor da V-Jump e não tenho certeza de onde isso o colocaria em relação à Toriyama. Talvez sua posição cabeça de uma das maiores revistas da Shueisha deu-lhe o direito de ‘controlar’ Toriyama, mesmo ele não tendo vínculo com a revista que Dragon Ball era publicado. Talvez Toriyama simplesmente se condicionou neste ponto a ouvir o que Torishima disse, mesmo que tecnicamente ele não tivesse mais a autoridade para mandar em Toriyama. Talvez ele soubesse no fundo do coração que Torishima estava certo sobre #19 e #20 serem fracos para a série. Talvez seja uma coisa japonesa. Talvez seja coisa de Toriyama. Quem sabe o que pode ser?!

Próximo tópico então!

Toriyama planejava terminar a série na saga de Cell

Outro rumor é que  uma vez que os planos frustrados de Toriyama para o encerramento de Dragon Ball com Freeza fracassaram, ele tentou finalizar a série com o Cell Games e mais uma vez falhou. Podemos dizer a mesma coisa que falamos sobre o fim da saga de Freeza: Toriyama nunca falou nada disso em entrevistas; ele não teria sido avisado no último minuto que não poderia encerrar a série ali, então indiferentemente do fim da saga de Cell ser climática ou não, isso é irrelevante.

Se tivesse sido oferecido a Toriyama para encerrar a série ali, ele provavelmente aceitaria, mas não existe nenhuma evidência que ele tenha pensado que lhe dariam esta opção enquanto escrevia a história. Infelizmente, agora que Dragon Ball Kai encerrou na saga de Cell e não cobriu a de Boo, é provável que as pessoas pensem que isso é um sinal de que Toriyama planejava encerrar o mangá com Cell. É verdade que o Kai foi promovido como a “versão original de Toriyama para o anime”, entretanto não há nada que sugira que ele teve envolvimento com a série, além de surgir com o nome “Kai”. Quando a Toei Animation diz “versão original de Toriyama”, eles dizem que só é mais próximo ao mangá que Dragon Ball Z, por cortarem os vários fillers. Então não há evidência para pensarmos que o fim de Kai na saga de Cell tem alguma relação com a visão original de Toriyama para a história. Na verdade, o abrupto fim de Kai é melhor explicado pela contínua queda nas vendas de produtos relacionados a Dragon Ball (apesar de Kai ter tido bons índices de audiência, suas vendas foram muito ruins).

Sem mencionar o fato que apesar de ser feito o mais próximo do mangá, Dragon Ball Kai (que não tem o ‘Z’ em seu título no Japão) começa na saga dos Saiyajins ao invés de quando Goku conhece Bulma; os primeiros 194 capítulos do mangá são representados em uma breve introdução no primeiro episódio. Isso significa que Toriyama originalmente planejou começar o mangá com a chegada de Raditz na Terra? Obviamente isso é um absurdo. Nós sabemos que Toriyama não planejava ir além da primeira busca pelas esferas do dragão e não tinha ideia no começo que Goku era um saiyajin. O mais provável que Kai comece com a porção ‘Z’ da história é simplesmente por ser a mais popular da série. Assim, apesar das vendas ruins, a razão de Kai não cobrir o arco de Boo pode ser por ela não ter sido tão popular quanto as anteriores. Pode ser que desde o começo a Toei Animation planejou Kai cobrindo da saga dos Saiyajins até a de Cell por suas popularidades.

De qualquer forma, Kai de lado, ainda existem vários rumores que poderiam ser mencionados aqui, mas nada que já não tenha sido explicado no suposto fim com Freeza. Muito do que foi dito lá pode ser aplicado aqui (exceto rumores específicos de Goku ter morrido ou não). E para não deixar passar, houve um intervalo de duas semanas entre o fim da saga de Cell e o início da de Majin Boo, mas somente por a Weekly Jump ter feito uma pausa para descanso de uma semana (16 a 22 de maio de 1993).

Próximos rumores… fim da série com Majin Boo!

6 Respostas para “Quando Toriyama quis encerrar Dragon Ball – pt.VI

  1. Belo post :))
    diferentemente do anterior, este foi bem mais curto, o que não deixou de ser bom, pelo contrário, foi mais suave, deu pra entender bem, principalmente as intervenções dos editores, por exemplo, de Torishima e de Kondou.

    Muito da hora os posts, continue assim,Valeu.

  2. Incrível!Tudo isso mostra que Akira Toriyama gostaria de terminar Dragon Ball desde a saga da busca pela esferas do dragão, mas por muitos motivos, não pode e as grandes melhorias em Dragon Ball Z, também vieram de seus editores.

  3. Interessante ver que o Cell perfeito tem o braço esquerdo menor que o direito. É só conferir as ilustrações onde ele aparece em pé e de frente.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s