“It’s over 9000!” – O livro!

post_livro-over-9000

Se vocês se recordam, nosso post A Ciência em Dragon Ball foi baseado em reflexivas perguntas propostas pelo nosso amigo Derek Padula, dono do blog e autor do livro The Dao of Dragon Ball ( O Dao de Dragon Ball), que trata de diversos tópicos do universo da série, como as culturas das artes marciais, religiosidade e espiritualidade, a bagagem dos personagens e os conflitos do decorrer da série, revelando elementos culturais e históricos, mostrando as influências de Dragon Ball e diversas outras curiosidades.

Derek escreveu e publicou recentemente outro livro,  Dragon Ball Z “It’s Over 9,000!” When Worldviews Collide (Dragon Ball Z “Mais de 9000!” Quando duas visões de mundo se colidem) e tive a honra de ser convidado a lê-lo e escrever uma crítica.

O prólogo do livro é escrito por ninguém menos que Ryo Horikawa, o dublador japonês de ninguém menos que o príncipe dos Saiyajins, Vegeta! Já dá para começar a ter ideia do quão épica a leitura será!

O livro começa explicando o fenômeno de “It’s over 9000” (“Mais de 9000” – que no Brasil é também é frequente encontrar como “Mais de 8000“) discutindo como um dito simples video remixado virou um fenômeno mundial, tornou-se meme e influenciou até mesmo versões dubladas posteriores, como a de Dragon Ball Z Kai, em que ganhou duas dublagens diferentes, uma com a frase correta (“It’s over 8000”, “Mais de 8000”) e a outra com a conhecida frase viral “It’s over 9000”. Até mesmo jogos da série colocaram a versão errada da fala propositalmente para agradar aos fãs, tamanha a influência e popularidade que isso se tornou.

It's over 9000!!!

E então Padula se aprofunda na questão do poder de luta e o que isto representava para o mundo de Dragon Ball e a expansão disso ao nosso mundo real, a questão de quantificar para determinar um certo valor, fazendo uma intepretação da sociedade da série com a sociedade que convivemos. Entramos na segunda parte do livro, a verdadeira obra-prima do nosso amigo Derek Padula. Nesta seção, temos uma incrível análise das duas visões de mundo dos dois personagens mais afetados por “It’s over 9000“: Goku e Vegeta.

Derek nos mostra o crescimento dos personagens na série, do momento de suas infâncias, até o épico momento da frase que definiu suas vidas, em que suas visões de mundo se confrontam. Vegeta nasceu e foi criado em um mundo determinístico, em que o scouter e o poder de luta diziam quem era superior e quem era inferior. O príncipe dos Saiyajins estava no mais alto pilar, era um super-elite. Sua criação e o modelo social que estava inserido o fizeram crescer como arrogante, sentindo-se superior aos outros cada vez que ligava seu scouter e via o poder de luta dos adversários. Ao perder a figura paterna, Freeza passou a ser um ‘exemplo’ ao jovem príncipe, crescendo em um modelo estático em que poder era tudo e não poderia haver dinamismo social. Vegeta odiava Freeza, mas o tinha como exemplo e ansiava tomar seu lugar. Vegeta (e todos no sistema de Freeza) tinha uma visão de mundo limitada pelas lentes do scouter e suas leituras, um mundo em que desde o nascimento até a morte, todos estariam sempre no mesmo nível, todos sendo sempre vermes ou montros.

crescimento-vegeta_01 crescimento-vegeta_02

crescimento-vegeta_03

Goku, por outro lado, foi criado com os terráqueos. Perdendo sua memória na infância, Goku era um livro em branco e logo não tinha uma visão de mundo pré-definida e estática como Vegeta. O próprio nome de Goku, como explicamos aqui, pode ser interpretado como ‘a criança consciente do vazio‘. As figuras paternas de Goku foram seus vários mestres – Son Gohan, Mutenroshi, Mr. Popo,  Kami-sama e Kaio-sama; sábios que ajudaram Goku a se abrir para o mundo e que o desenvolveram e o tornaram o herói que ele tornou-se. Por não ter uma visão estática e determinística das pessoas, Goku acreditava em seus potenciais (e no próprio potencial), podendo sempre evoluir, bastando se esforçar para tanto.

crescimento-goku_01

crescimento-goku_02 crescimento-goku_03 crescimento-goku_04

Quando Vegeta e Nappa vem para a Terra, vemos a colisão das duas visões de mundo de Vegeta e Goku, marcadas pelo “It’s over 9000“, a surpresa e frustração dos saiyajins super-elite ao verem um de classe mais baixa apresentando um poder que ia contra todo o sistema que acreditavam e que eram inseridos. E Derek não pára por ai: ele continua analisando os personagens psicologicamente até o final da épica saga Z, em que o príncipe dos saiyajins finalmente reconhece Goku como o número 1, passando por marcantes momentos como as transformações em Super Saiyajin, a formação da família de Vegeta e todo a evolução de um personagem antes mente fechada e visão de mundo pequena para uma mente aberta e visão de mundo grandiosa.

Dragon Ball Z “It’s Over 9,000!” When Worldviews Collide encerra com ricas comparações e exemplos do quanto a cena e o vídeo que tornou-se viral de “It’s over 9000” resume a história da série e como trouxe novamente Dragon Ball à boca do povo, fazendo comparações micro e macroscópicas da série e do mundo, sua importância para milhares de vidas e futuras gerações.

Minha crítica final:

Mr Satan de queixo caído

Uma leitura de deixar o queixo caído. Nunca imaginei que pudesse ler algo tão profundo e revelador que analisasse os personagens de Dragon Ball da maneira incrível como foi feito por Derek. Terminei o e-book com a excelente sensação de auto-confirmação do que eu sempre achei da série: é uma excelente e incrível história que nos ensina muito sobre a vida!

Interessou-se? Você pode adquirir o e-book ou a cópia física facilmente! Em inglês e agora também com tradução em espanhol. Altamente recomendado!

its over 9,000 print book now available

Para comprar Dragon Ball Z “It’s Over 9,000!” When Worldviews Collide pela Amazon, clique em um dos links abaixo:

Ou se preferir, pode comprar através do iTunes, B & N, Google Play, Kobo ou diretamente no blog The Dao of Dragon Ball.

E para a versão traduzida para o espanhol, Dragon Ball Z “It’s Over 9,000!” Cosmovisiones en colisión, clique em um dos links da Amazon (tem Amazon Brasil!):

Ou compre pelo iTunesB & NKoboLuluScribd ou diretamente do The Dao of Dragon Ball

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s