Comparações entre os mangás de Dragon Ball

post_comp_manga

Desde seu primeiro capítulo, Dragon Ball já teve sua versão mangá lançada em diferentes formas: a serialização semanal original pela Weekly Shonen Jump, a versão tankoubon e finalmente a versão do kanzenban, de luxo e ‘definitiva’ da série.

Com três versões existentes e tantos anos decorridos desde suas publicações, fica um tanto quanto difícil obter um comparativo e saber qual delas é a melhor. Ter os capítulos originais pela Weekly Shonen Jump é verdadeiramente algo para colecionador ainda mais pelo fato de que foram centenas de capítulos lançados na revista, o que dificulta bastante ter uma coleção completa. A versão tankoubon por outro lado era de fácil coleção e ainda por cima mais barata. Mas o que poderíamos estar perdendo ao comprar uma versão mais barata? E quanto ao kanzenban, a “edição perfeita, de luxo, definitiva” da série?

Seria a fonte original do mangá a forma ‘perfeita’ ou a versão com os erros corrigidos para o lançamento a que merece tal título? Você considera essas correções e edições como uma destruição da arte original? Neste post  adaptado dos nossos amigos do Kanzenshuu nós vamos analisar essas três versões do mangá, explicando o que foi feito em cada publicação e ao final uma comparação do visual dos três mostrando um capítulo completo do mangá.

Weekly Shonen Jump

Dragon Ball originalmente tinha seus capítulos publicados semanalmente na revista Weekly Shonen Jump, da Shueisha. Toriyama enviava a arte e uma pequena sinopse do capítulo toda semana e aquilo era impresso em uma revista com folhas de papel reciclado. As páginas tinham basicamente o mesmo tamanho da revista, então tínhamos boas e grandes imagens.

Todos os capítulos eram impressos sem qualquer alteração do trabalho original. Se era colorido, viria colorido. Se houvesse erros, seria impresso errado mesmo. A Shueisha, no entanto, tinha o hábito de adicionar algumas coisas nos capítulos (além de coisas de publicidade e propaganda), então sempre tinha alguma coisa extra adicionada ao mangá. Toda capa de capítulo tinha o logo de Toriyama/Bird Studio estampado e normalmente continha  um resumo do capítulo. Por exemplo, o capítulo 81 (veja abaixo) tem “Isso não é Dr. Slump!” e “Gyuun e Goku, a grande perseguição de Blue!” impressos na página de título, além de uma mensagem de apresentação especial colorida na imagem. O texto não está disponível nem no tankoubon nem no kanzenban.

  

Além disso, temos cores adicionadas à imagem em vários pontos. Mais coloração foi adicionada aos fundos em vários quadros e até mesmo os balões de fala foram feitos com cores animadas. Esta versão do mangá não foi exatamente 100% idêntica ao trabalho original de Toriyama, mas chega bem perto. Uma pena que as edições da Shueisha tenham sido publicadas em edição única.

Tankoubon

Os tankoubons foram a coleção dos mangás de Dragon Ball lançados aproximadamente a cada dois meses, contendo tipicamente doze capítulos. Bem pequenos e com páginas de papel reciclado de melhor qualidade, os tankoubons traziam os capítulos totalmente em preto-e-branco. As páginas que originalmente eram coloridas vinham um pouco mais escurecidas e sombreadas em 50 tons de cinza. A maioria das capas de capítulo vinham no final do livro. Algumas, no entanto, ocasionalmente eram deixadas de fora. Podiam vir com o texto extra da Shueisha com elas ou somente as ilustrações sozinhas. As  capas de capítulo também foram alteradas, geralmente sendo impressas em uma fonte mais sólida. Por outro lado, os capítulos usam a arte original como fonte, então qualquer adição de cores da Shueisha não está presente e todos os erros originais foram mantidos.

 

Esta versão do mangá contem as imagens e conteúdos extras de Toriyama, mas infelizmente não tem o index dos comentários originais da Shonen Jump. No geral, o tankoubon é uma versão bem mista, conseguindo às vezes um texto raro adicionado da Shueisha, uma arte original e alguns extras de Toriyama. Por outro lado, a impressão é barata e de baixa qualidade, a colorização foi-se embora e ocasionalmente não temos uma capa de capítulo.

Kanzenban

A ‘edição perfeita’, o kanzenban traz aos fãs os capítulos da mesma forma que os tankoubon, mas dá um tratamento merecido a eles. Com um tamanho mais adequado e com aproximadamente quinze capítulos por volume, impresso com tinta de qualidade em papel decente, com páginas impressas nas cores originais, o kanzenban realmente faz por merecer a caracterização “deluxe”, ainda mais por conta do seu preço. Este lançamento usa o artwork original de Toriyama como fonte, sem os textos adicionais da Shueisha nas capas de capítulo e obviamente sem a coloração adicional. Todas as páginas de título estão presentes no livro, fazendo a coleção ser verdadeiramente completa. Entretanto, o conteúdo foi editado – os erros nos diálogos foram consertados e os subsequentes pedidos de desculpa de Toriyama foram removidos.

  

Temos algumas peculiaridades nele também, como a capa de capítulo do capítulo 5 parece ter sido completamente redesenhada; o último volume inclui um novo final para a série, deixando o final original de fora, além de não trazer a mensagem de agradecimento e despedida de Toriyama. E como bônus dessa versão definitiva, a capa e o verso do kanzenban contém o estilo “moderno” de desenho de Toriyama. Além disso temos… nada! Nenhuma das imagens extras, as mensagens de Toriyama ou as entrevistas foram importadas seja das Weekly Jumps ou dos tankoubons. Por um lado você consegue uma versão de excelente trabalho, mas por outro lado você tem edições que não tem nada de adicional dentro dos capítulos.

Comparação visual

Para mostrar melhor as diferenças entre as três publicações, aqui temos o capítulo #81 de Dragon Ball!

Temos a versão da Weekly Shonen Jump, publicada em 14 de julho de 1986, a do Tankoubon, vindo no volume 7: ‘Perseguição!! General Blue’, de 13 de maio de 1987 e finalmente a edição definitiva, do Kanzenban, do volume 6, publicado dia 9 de fevereiro de 2003.

Weekly Shonen Jump Tankobon Kanzenban

Então, qual é seu veredicto? Qual das três edições, Weekly Shonen Jump, tankoubon ou kanzenban é a melhor?

Adquirir as WSJ é praticamente impossível, então a questão pode ser reduzida a tankoubon x kanzenban. Cada uma possui suas qualidades e defeitos. Eu particularmente não me importo nem um pouco com as correções que foram feitas no kanzenban mas sinto um pouco de falta a interação de Toriyama, com suas falas, piadas, etc. Mas entre kanzenban e tankoubon… Eu prefiro o kanzenban!

No nosso querido Brasil a Conrad fez um ótimo trabalho com os tankoubons, mas a interrupção dos kanzenbans com a crise econômica foi algo triste… Ter a coleção interrompida na metade é cruel! Algo que me incomodou da adaptação da Conrad nos kanzenbans é que eles traduziam tudo. Alguns nomes em Dragon Ball têm que permanecer em japonês! Eu sei que ‘Kami-sama’ é ‘Deus’ em português, mas traduzir isso e ficar aparecendo toda vez no mangá fica muito estranho. Eu não gostei!

E vocês caros amigos? O qual versão do mangá preferem??

6 Respostas para “Comparações entre os mangás de Dragon Ball

  1. Pingback: Coleção de Capas de Dragon Ball – Capítulo I | Namekusei·

  2. Bem eu tenho os 42 volumes, Tankoubon penso que em portugal o kanzenban nunca saiu, melhor só saiu em inglês mas como eu queria ter uma versão portuguesa… actualmente tem estado a lançar uma nova colecção de Tankoubon. Se bem que o que eu queria mesmo era os daizenshuu.

  3. Prefiro o kazenban, pois possui melhor qualidade de papel, disso eu já sabia, mas também por ser em preto e branco (ñ sei pq, mas não gosto de páginas coloridas dos mangás, prefiro em preto e branco exceto em relação a capa. Só não sabia q o kazenban possui correções da versão original (assim como fazem na JUMP).Então nesse caso, colecionar o tankoubon tambem é uma boa opção.
    Mas ainda prefiro o kazenban

  4. Cresci lendo os tankobon mas eu prefiro os kanzebans, são mais bonitos e com ótimas ilustrações ao final de cada volume, acho uma pena msm a coleção ter ficado pela metade…..

  5. Oi pessoal, otimo trabalho no site, eu só gostaria de pedir um favor, corrijam os links dos mangás Kanzenban do dragon ball, eu quero muito assistir, e todos estão como links do Megaupload, portanto não funcionam mais, peço por favor, Vlw🙂

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s