Quando Toriyama quis encerrar Dragon Ball – pt.VIII

post_intended_8

E então, lá estávamos, no verdadeiro final dessa grandiosa saga. O último capítulo de Dragon Ball saiu na Weekly Jump no dia 6 de Junho de 1995 – 18 anos atrás…

fim_saga_03

O capítulo se encerra com a mensagem de despedida de Toriyama, datada Maio de 1995:

Eu sou verdadeiramente grato a todos que leram Dragon Ball por esse período terrivelmente longo. Eu sou muito grato por como vocês todos me deram suporte até o fim. A verdade é que eu decidi sobre isso há muito tempo, mas muito aconteceu então me perdoem por anunciarem isso tão de repente.

Nessa nova etapa da minha vida, eu pedi um grande favor a todos e estou encerrando este mangá. Claro, eu humildemente peço desculpas a todos os fãs também. Eu sinto muito. De agora em diante eu vou fazer uma pequena pausa e depois desenharei obras one-shot. Vocês com certeza me verão de novo. Eu acho que (deverá) certamente ser interessante, então aguardem! Bem, até esse dia, isso é um adeus. Vamos nos encontrar novamente.

– Akira Toriyama

Temos muitos pontos notáveis a discutir daqui. Primeiramente, para encerrar o mangá, Toriyama “pede um grande favor a todos” (provavelmente seu editor e todos os envolvidos da Shueisha e Toei Animation). Isso endossa a ideia de que Toriyama era pressionado a continuar com a série ou ao menos ele não tinha liberdade para terminá-la quando quisesse. Nós já tínhamos descoberto isso antes quando Toriyama mencionou em entrevista que os editores da Jump o fizeram continuar Dragon Ball depois do terceiro ano.

Note também como Toriyama pede desculpas por anunciar o fim da saga tão de repente. É importante lembrar de que não era de conhecimento público que durante a saga de Boo saindo na Jump de que a série terminaria logo. O penúltimo capítulo até trás uma nota de Toriyama dizendo que “algo” iria acontecer no capítulo seguinte e que todos deveriam aguardar, mas sem esperar “tanto assim”. Shenlong Times #4 mostra uma entrevista em grupo com três fãs representantes, chamando-os de “fãs entre fãs” e “fanáticos”. Dois deles eram o 2º e 3º colocados em um concurso de trivia chamado “Tenkaichi Test” promovido pela Shueisha e o terceiro deles era Toshihiro Sukuzi, da Bandai, criador da série Super Butouden (o 1º colocado do Tenkaichi Test não pôde comparecer, então Sukuzi foi em seu lugar).

fim_saga_02

Sukuzi diz que “por causa do meu trabalho, eu descobri um pouco mais cedo que aquilo era o fim”, enquanto Hokoto Masumoto (o 2º colocado) diz que “alguns capítulos anteriores ao último, tem uma parte em que Upa aparece e então eu pensei ‘Será que esse já é o final?’. Mas do começo da saga de Boo eu já imaginei ‘certamente terminará com isso’”. Então até mesmo um fã especialista como Masumoto podia somente especular que a série estava acabando, enquanto pessoas como Sukuzi que estavam envolvidas profissionalmente com Dragon Ball só descobriram um pouco antes.

E mesmo com esse final anunciado no último minuto, Toriyama diz que era algo que ele tinha decidido “há muito tempo”. Então parece que finalmente temos um caso confirmado de Toriyama escrevendo uma saga e planejando a longo prazo para criar o seu encerramento desejado! Isso então quer dizer que Toriyama planejou o final definitivo da saga de Boo com antecedência também? Talvez, mas baseado no modo como ele escreve suas histórias e o modo como a saga de Boo se desenrola, podemos supor que ele provavelmente só se decidiu que Dragon Ball terminaria ali, mas não pensou em vários detalhes sobre como exatamente o final seria.

fim_saga_04

É a mesma linha de pensamento que viemos mostrando, mas note a palavra-chave “supor”. Como tudo que foi escrito nos posts ‘Quando Toriyama quis encerrar Dragon Ball’, isso é apenas um palpite e não um fato, mas um palpite que é baseado em fatos relevantes. É o que é mais provável e plausível diante de todos os fatos, mas que também poderia estar errado. Poderia Toriyama realmente ter planejado todas as reviravoltas no arco de Boo, todas as transformações do demônio, a fusão de Vegetto ser eterna ou até mesmo seu editor Taketa se comportou de maneira singular e forçou Toriyama a alterar sua história. Não é impossível que algo assim tenha ocorrido, ou mesmo que Toriyama tenha desenhado a saga de Freeza pensando que ela seria a derradeira, só para ser informado no último instante de que ele não poderia encerrar Dragon Ball ali.

Apesar de tudo, quando consideramos o que sabemos sobre como Dragon Ball foi realmente feito, os prazos e logística envolvida, os papéis e os hábitos das pessoas que trabalharam na série, nenhuma dessas ideias elaboradas e mesmo conspiratórias são prováveis ou necessárias à luz da verdade das várias ‘peculiaridades’, pontas soltas e enredo desajeitado da série, podendo ser mais facilmente explicado pelo fato de que Dragon Ball foi desenhado por um artista que vivia de improvisos e que foi continuamente empurrado pela popularidade da sua criação e não tinha qualquer concepção clara de exatamente onde ou como tudo iria terminar.

fim_saga_05

Agradecimentos aos nossos amigos do Kazenshuu pelo material original do seu Intended Endings Guide.

2 Respostas para “Quando Toriyama quis encerrar Dragon Ball – pt.VIII

  1. Excelentes matérias. Meus parabens. Contudo, gostaria de saber mais sobre os boatos de Toriyama ser obrigado a trazer Goku e Vegeta de volta. Pela lógica de sua matéria, isso é improvável. Contudo você foi mais detalhista na parte com o Freeza e fiquei com vontade de ver o mesmo nível de detalhe nesta parte final.

  2. A saga de Freeza sempre foi a mais controversa e mais explorada por fãs e acabou sendo a saga com mais rumores de possíveis términos. Na de Boo não houveram tantas ocasiões e os fatos que eram usados para argumentar sobre tais términos, na verdade, não tinham quase fundamento algum e não foram tão discutidos, por isso não temos muito o que fornecer de riqueza de detalhes quanto pudemos mostrar da saga de Freeza.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s