Simplesmente Kikoho!

post_simplesmente-kikoho

Na final do 22º Tenkaichi Budokai Tenshinhan enfrentava Goku em uma batalha sem igual. Ambos estavam quase no limite e foi ai que Tenshinhan decidiu usar a técnica proibida da Escola Tsuru, uma das técnicas mais poderosas da série e pessoalmente a minha favorita: Kikoho!

kikoho_01 kikoho_02 kikoho_03

Kikoho (気功砲, Kikōhō) é uma técnica de alto risco que expõe a vida do usuário, diminuindo os anos de vida de quem a usa e até mesmo matando-o caso seja mal executada. Kikō (気功) traduzindo do japonês seria Qigong ou Chi Kung, literalmente “trabalho de respiração” ou “trabalho de energia”; um tradicional conjunto de técnicas de controle de respiração ou circulação e cultivo de ki dentro do corpo, que está vinculado a um enorme número de estilos marciais chineses e crenças medicinais. A técnica tem tanta influência da cultura chinesa que a primeira posição que Tenshinhan faz antes de começar a acumular energia para lançar seu ataque é o selo do tigre, um dos doze selos do zodíaco chinês:

selos do zodiaco

A utilização do selo do tigre é bem condizente com o nome da técnica e toda a crença por trás do Kikō, auxiliando assim na concentração de energia do Kikoho.

A técnica em si consiste em concentrar a energia, juntando aos mãos pelas pontas dos dedos e deixando uma abertura entre as mãos que lembra vagamente a forma de um diamante – o que resulta na forma retangular que fica no solo onde a técnica atinge. O alvo a ser atacado é ampliado com um zoom, garantindo uma melhor mira e finalmente a técnica é disparada, liberando um grande feixe amarelo das mãos.

Na grande maioria dos casos que vimos Tenshinhan usando a poderosa técnica ele se posicionava acima do oponente, usando seu dominado Bukujutsu para lhe dar uma posição privilegiada. No 22º Tenkaichi Budokai a técnica de voo ainda era dominada por poucos guerreiros, o que garantiu a Tenshinhan a certeza de que poderia derrotar Goku eliminando a arena do torneio e fazendo o adversário perder por cair fora do ringue. E por se tratar de uma técnica tão perigosa, Tenshinhan insiste que Goku desvie, caso contrário ele morreria. E além de ser perigosa para o alvo, também o é para o usuário, o que nos mostra mais uma vez o quão habilidoso Tenshinhan era. Assim como com o Mafuba, Tenshihan conseguiu deselvolver a técnica de modo a controlar a quantidade de energia usada deixando um pouco para trás para si.

E mais tarde em Dragon Ball, quando vemos em retrospectiva a era das trevas de quando Rei Piccolo Daimao aterrorizou o mundo,  vemos que a técnica não vinha da Escola Tsuru, mas da Escola de Mutaito! Esse era o motivo de Kame-sennin conhecer a técnica e temer pelas vidas de Goku e Tenshinhan durante o 22º Tenkaichi Budokai. Na retrospectiva, vemos vários discípulos de Mutaito usando o Kikoho contra o clã de demônios de Daimao, mas os únicos que sobrevivem são Tsuru e Kame.

Já na saga dos saiyajins, na batalha contra Nappa, vemos o sacrifício em vão de Chaos seguido da tentativa de vingança de Tenshinhan com seu ataque especial – o Kikoho, agora lançado com o braço que lhe restava e com a energia que o mantinha vivo. Tamashī no Kikōhō ou Kikōhō genki (魂の気功砲), cuja tradução seria algo como “trabalho de respiração (ou de energia) da alma” é uma versão única da técnica de Tenshinhan lançada de uma posição abaixo do alvo e com somente uma única mão.

Em meio ao desespero da luta e a perda de um grande amigo, Tenshinhan lança a poderosa técnica contra Nappa, usando desta vez toda a energia que tinha para tentar derrotar o saiyajin. A técnica, no entanto, falha e causa pouco dano à Nappa – mais na armadura do saiyajin do que nele próprio, apesar de Vegeta observar que se Nappa não tivesse bloqueado o ataque ele provavelmente teria morrido. O motivo do Kikoho ter falhado? Provavelmente porque Tenshinhan não tinha o outro braço, dificultando a concentração e execução correta da técnica –  o que ele pode ter tentado compensar usando toda a energia, custando-lhe a própria vida.

 

Após treinar o treinamento com Kaio-sama, Tenshinhan aperfeiçoa a técnica e daí surge o Shin Kikoho (新気功砲, Shin Kikōhō), que é a versão mais poderosa do Kikoho, que permite maior controle e aumento da quantidade de energia a ser usada, causando um dano ainda maior. Tão maior que é capaz de deter até mesmo Cell depois de ter absorvido #17, mesmo com a enorme diferença de poder entre Tenshinhan e o Cell em sua segunda forma.

kikoho_cell

Tenshinhan desta vez usa seu Kikoho para atrasar Cell e dar tempo para que #16 e #18 fugissem do andróide, usando sua técnica especial para empurrar Cell cada vez mais dentro da terra, lançando-a várias e várias vezes até que finalmente chegou ao seu limite e perde a consciência, sendo salvo de Cell por Goku graças ao seu teletransporte.

E foi com Majin Boo que Tenshinhan finalmente viu o Kikoho não ter efeito algum. A técnica nada podia fazer mais, para aquele inimigo e qualquer um mais poderoso que porventura aparecesse. Um forte fato que afasta Tenshinhan mais uma das batalhas da série.

Vale a pena mencionar também a combinação do Shishin no Ken com o Kikoho, apresentado na série de RPG Dragon Ball Z: Attack of the Saiyans, sob o nome de Multi-Form Attack (マルチフォームの攻撃). Tenshinhan se divide em quatro e cerca o adversário, lançando quatro sincronizados Kikohos, causando grande dano mesmo tendo se dividido em quatro, o que pode ser justificado pela maior precisão do ataque, agora cobrindo quatro ângulos.

kikoho_08

Alguns usos memoráveis que também valem a pena serem lembrados:

No movie Dragon Ball: Uma Aventura Mística, quando Tenshinhan usa o Kikoho contra o Dodonpa de Tsuru para proteger o Imperador Chaos;

kikoho_09

No movie Dragon Ball Z: A Galáxia em Perigo, no combate contra Miray Trunks durante o Tenkaichi Dai Budokai (Torneio de Artes Marciais Intergalático);

E claro, não podíamos deixar de fora outro ser usando esta poderosa técnica: Cell Jr! Quando Gohan se transforma e alcança o nível de super saiyajin 2, os Cell Jr. o atacam e eis que dois deles lançam juntos a técnica mais poderosa de Tenshinhan! E o engraçado aqui é que aparentemente eles acertaram o Kikoho deles em Gohan e até fazem uma expressão de vitória até verem Gohan aparecer intacto quando a poeira abaixa.

Se Tenshinhan conseguiu parar Cell na sua segunda transformação com seu Shin Kikoho mesmo com a monstruosa diferença de poderes entre os dois, como poderiam os Cell Jr., mais poderosos que o super saiyajin, não causarem dano algum a Gohan, agora ssj2? Seria novamente a explicação de um ataque fraco como o primeiro Kamehameha de Cell por conta da data que a célula foi coletada do guerreiro clonado? Não faria sentido isso aqui pois posteriormente o Kamehameha de Cell tornou-se tão poderoso como o de Gohan ssj2, então porque o Kikoho dos Cell Jrs. foi ineficiente? Outra explicação poderia ser que Gohan não recebeu o golpe de frente, podendo ter bloqueado ou se mesmo se esquivado nos últimos instantes. E claro, também poderíamos pensar que os Cell Jr. não reuniram energia suficiente e não tinham a experiência de manipulação da técnica como Tenshinhan tinha, não podendo então causar dano proporcional quando a usaram. Curioso de se pensar, não?!

Simplesmente… Kikoho!

Anúncios

4 Respostas para “Simplesmente Kikoho!

  1. Esta técnica é fantástica, sempre me perguntei se algum z-warrior mais forte a tivesse aprendido se ela não seria muito útil. Ela demonstra um nível de poder e destruição muito grande tenho pena que tenha aparecido poucas vezes e é como já disse esta e Makankosappo(do piccolo) tinham muito potencial e podiam ter causado muitos mais danos caso os usuários fossem mais poderosos.

  2. Essa técnica foi importante até a saga de Cell.Na saga Boo ela já era irrelevante.Quanto aos Cells Jr. não afetarem Gohan SSJ2 com a técnica,pode ser por que eles tinham a mesma força de Trunks e Vegeta SSJ1 e Gohan SSJ1 tinha superado Goku SSJ1 que era muito mais forte que eles,portanto no SSJ2 a diferença era muita,mas Tenshinhan afetar Cell 2ª forma foi sem sentido mesmo,mas Dragon Ball é assim,um cara explode um planeta facilmente,mas não consegue explodir o adversário.

  3. O Shin Kikoho é uma versão kiai do Kikoho, ele não chega a causar danos ao Cell, apenas consegue atrasá-lo. No geral, seu poder de luta seria o mesmo de um Kikoho normal, mas aumenta o número de disparos e o efeito pressurizador sobre o adversário ao invés de causar-lhe ferimentos. Não creio que o Tenshinhan conseguiria matar o Freeza com esta técnica, se fosse feito apenas um disparo, mas quem sabe. A questão sobre o Kikoho dos Cell Jrs é que se trata da versão standard (explosão de ki), assim como o Kamehameha e o Makankosappo que eles usaram. A depender de como o poder de luta amplia, é compreensível que o Gohan tenha levado dois em cheio, ele é bem mais de 2 vezes mais poderoso que um Cell Jr.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s