Quando Toriyama quis encerrar Dragon Ball – pt.VII

post_intended_7

Continuamos com os posts adaptados do Intended Ending Guide dos nossos amigos do Kanzenshuu, analisando agora os rumores sobre as intenções de Toriyama encerrar Dragon Ball com a saga de Boo, mas de maneiras diferentes da que realmente foi encerrada.

Confiram!

Na página de capa do capítulo 421 Kame-sennin novamente serve como porta-voz de Toriyama, anunciando mais uma vez que Dragon Ball iria continuar “apenas mais um pouco”, assim como já havia sido feito no capítulo 194. Desta vez, pelo menos, ele estava certo! Ou não estava?  A saga de Boo foi extensa, afinal tecnicamente foi a mais longa de todas (apesar disso depender de como se divide a história das sagas), passando por 99 capítulos ao longo de dois anos (maio de 1993 e junho de 1995). Isso é um tempo considerável e por isso é possível que a saga de Boo tenha se estendido mais do que o esperado “apenas mais um pouco” que Toriyama planejara.

Obviamente Dragon Ball realmente terminou após o fim da saga de Boo, mas ainda existem vários rumores de que Toriyama planejava terminá-lo de maneira diferente, então aqui vamos nós analisar cada um!

Toriyama pretendia que Gohan fosse o herói da saga Boo

Como dito, o capítulo 421 começa com uma mensagem de Kame-sennin: “Dragon Ball continuará por mais um pouco! De agora em diante, assumindo o papel de Goku como personagem principal, teremos seu filho de espírito sério, Son Gohan!”. Assim, desde o começo da saga de Boo, Toriyama, via Mestre Kame, queria que todos soubessem que agora Gohan teria o “lugar do Goku”. Mas é claro, ao final da saga é Goku quem derrota Boo e salva o dia, enquanto seu filho é derrotado e absorvido pelo demônio. Não podemos chamar isso de tomar o lugar de Goku né!? Então certamente parece que o plano original de Toriyama para o papel de Gohan não ocorreu como planejado. E por que não? Tudo o que Toriyama teve a dizer sobre o assunto foi dito em sua entrevista do Daizenshuu 2:

Entrevistador: E então a saga de Cell acabou. Você acha que todos pensavam que você colocaria Gohan como o protagonista?

Toriyama: Eu pretendia colocar Gohan como protagonista, mas não funcionou. Eu senti que comparado com Goku ele não era adequado para o papel.

E é isso. A palavra oficial de Toriyama é que ele mudou de ideia quanto à adequação de Gohan ao papel principal. O rumor dos fãs, por outro lado, alega que Toriyama foi forçado a mudar a história devido a protestos de fãs e/ou do seu editor. Mais uma vez não existem evidências disso. Como mencionado anteriormente, Toriyama considerava as intervenções de seu editor da saga Boo, Fuyuto Takeda, como brandas comparadas às dos editores anteriores. Não faria sentido Toriyama ter essa fala se Takeda tivesse imposto uma grande mudança como essa. Quanto à ideia do protesto dos fãs, não parece passar de especulação por nunca ter provas para apoiar essa alegação de uma ‘comoção’ por conta de Gohan ter se tornado o protagonista.

Tanto é puramente especulação por Gohan na época ser tão popular quanto Goku – fato até mostrado no Daizenshuu 1, com resultados de duas pesquisas de popularidade feitas no decorrer da série. O primeiro apareceu na WJ #12, de 1993, no final do Cell Games (na edição em que Cell explode em sua técnica autodestrutiva), com Gohan em primeiro lugar, seguido por Goku, Trunks, Vegeta e Piccolo. O segundo resultado saiu na WJ #5/6 de 1995, perto do fim da saga de Boo (na edição do capítulo 501, em que Goku volta para ajudar Gohan depois que Gotenks é absorvido por Boo), em que Goku é o primeiro da lista, seguido de Vegeta, Trunks, Gotenks e Piccolo. Então, pelo resultado da pesquisa, na época parecia que os fãs não tinham uma preferência de Goku sobre Gohan; na verdade Gohan tinha mais popularidade que seu pai no final do Cell Games.

Quando a saga de Boo começa, logicamente Gohan é o personagem mais popular, mas na época em que luta contra Boo ele já havia caído do rank dos top cinco. O que aconteceu? Vários fatores poderiam ter causado a queda de sua popularidade, como o fato de que no Cell Games ele era o mais forte de todos e já na saga de Boo ele é retratado como mais fraco do que antes, destreinado, ficando vulnerável a ponto ter sua energia roubada e não ter uma luta decente contra Dábura, sendo logo em seguida espancado por Majin Boo.

fim_boo_05

Gohan então foi perdendo a popularidade dos fãs durante a saga Boo, mas parece que sob as circunstâncias certas os fãs preferiam Gohan a Goku. A ideia de Gohan ser substituído como protagonista por conta de impopularidade é até suportado por essas pesquisas de popularidade, mas isso ainda vai contra a explicação de Toriyama que ele sentiu que, comparado a Goku, Gohan não era adequado ao papel de protagonista. Toriyama não explica direito porque ele sentiu isso e ter o personagem com queda de popularidade o torna um problema então talvez Toriyama só tenha colocado Goku como centro das atenções por prudência, dado que o sayajin mais querido do mundo era também o mais popular dos seus personagens. Isso tudo, entretanto, não passa de mera especulação e deve ser tratado como tal.

Toriyama pretendia deixar Goku morto permanentemente

Continuando a suposição de que Gohan supostamente deveria ter sido o herói da saga de Boo, temos também a que Goku era para ter continuado morto permanentemente ao invés de retornar à vida para roubar os holofotes de Gohan. E assim como o rumor de Gohan, essa ideia é baseada em fatos – vide a introdução de Toriyama do tankoubon 35:

Nesse volume do mangá Son Goku morreu. Eu acho que o melhor é não ser tão apegado aos personagens que desenho, mas mesmo eu penso que é um pouco triste de ver a morte do protagonista que eu desenhei por quase dez anos. Eu pensei em outras formas, mas finalmente cheguei à conclusão de que ele morrer era o melhor. Por ora, eu tentarei não ficar muito sombrio. Ainda assim, me desculpe Son Goku-kun. Por favor, me perdoe.

fim_boo_07

Com Toriyama pedindo desculpas a Goku e sentindo-se triste com sua morte, certamente não parece que nesse ponto ele teria planos para reviver Goku. E, logo em seguida, na introdução do Mestre Kame no capítulo 421, Kame anuncia que Gohan ficaria no “antigo lugar de Goku”, o que também deixa a entender que Goku desapareceria de vez.

Obviamente, isso não durou muito e as explicações que os fãs deram foram mais ou menos semelhantes ao motivo da substituição de Gohan como protagonista: fãs não estavam felizes e/ou interferência de editor. Nós sabemos que Goku era de fato o personagem mais popular no decorrer da saga de Boo, antes mesmo dele aparecer para se tornar o grande herói na batalha final contra Boo, então essa ideia é pouco plausível. E nós basicamente caímos nos mesmos pontos discutidos sobre Gohan. Toriyama disse que sentia que Goku era mais adequado ao papel de protagonista que Gohan, mas não explicou o motivo. Talvez simplesmente por Goku ser mais popular, mais fácil de desenhar, ou qualquer coisa do tipo.

fim_boo_08

E mais uma vez, se você acredita que popularidade foi a razão principal, faz mais sentido dizer que Toriyama simplesmente mudou de ideia sobre a morte de Goku em resposta às opiniões dos fãs ao invés de dizer que ele foi forçado a trazer Goku de volta por ordem de seu editor ou protesto de fãs fanáticos. Seu editor nessa época era brando e não há qualquer registro de um clamor de fãs além de pesquisas de popularidade.

Toriyama pretendia que a fusão de Vegetto nunca se desfizesse

E finalmente temos alguns fãs que acreditam que Toriyama foi forçado (por seu editor, por fãs, por Deus ou qualquer coisa) a fazer com que a fusão de Vegetto se desfizesse de volta em Goku e Vegeta, quando o plano original era que eles ficassem sob a fusão para sempre. Essa ideia parece ser baseada no fato de que a fusão Potara supostamente é eterna, mas ela se reverte dentro de Boo por causa de… atmosfera ruim. Hã?

fim_boo_06

Novamente, argumentar uma falta de sentido na história e dizer que isso significa que Toriyama foi forçado a mudar seu enredo implica que Toriyama é incapaz de cometer incoerências, o que é irônico, justamente porque todas estas aparentes mudanças forçadas são fruto da falta de planejamento de Toriyama e não de uma verdadeira interferência externa ditando os caminhos da história.

4 Respostas para “Quando Toriyama quis encerrar Dragon Ball – pt.VII

  1. Ótima postagem (como sempre) !
    Na OVA do Trunks e na saga do Cell, vi um Gohan apto a ser protagonista (sem contar que no Z mostra ele amadurecendo, igual ao goku no DB), mas não gostei de como ele ficou na fase Boo (tirando o mistic gohan). Já a do Vegetto acho que ele fez de zuera para nós enganar imaginando que ficariam assim até o final, estava tudo planejado. kkk

  2. O gohan tinha mesmo imenso potencial, na saga cell ele tinha um poder completamente distante de qualquer um e era um personagem com carisma. Já no inicio na saga buu ele parece um enfim nem sei explicar perdeu o charme que o caracterizava, deixou as lutas e os treinos e apareceu mais fraco que na saga cell, só quando ele voltou do planeta sagrado como mystic gohan é que conseguiu realmente voltar a recuperar a mística perdida.

    PS:Já agora já alguém se perguntou como é que o Gohan consegue atingir o ssj 2 na saga cell(totalmente normal e nada forçado isso eu concordo) e o vegeta não? Ele teve o filho morto teve um ataque de raiva descomunal e tinha treinado o que é que faltou para o Ssj2?

  3. se o gohan não tivesse parado de treinar ele seria mas forte que o goku e pra mim o gohane que deveria ser o principal

  4. se nao me falha a memoria em alguma parte do dragonballz alguem diz que os filhos dos sayiajin tem tendencias a ser mais fortes doque os pais.alem do mais gohan passou por um treino sem igual com goku para lutar no cellgame.as condicoes que exigiam para ele se tranformar em ssj2 durante os treinos eram mais pesadas doque depois dos treinos.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s