Enciclopédia Dragon Ball Z: A Lenda de Son Goku!

post_enciclopediadbz

A Enciclopédia Dragon Ball Z: A Lenda de Son Goku (Dragon Ball Z Perfect Anime Guide – Son Goku Densetsu) é um dos vários livros guia (guidebooks) de Dragon Ball e o único que foi publicado no Brasil pela Editora Conrad, o que o faz ser tão querido e valorizado pelos fãs, já que temos somente ele como guia de referência traduzido.

O livro em si é o “guia perfeito do anime [DBZ]”, apresentando em diferentes seções a história, os personagens, o processo de animação e muito mais! Confiram agora uma revisão minuciosa deste guia tão especial!

Lançado no Japão em 2003 pela Shueisha e no Brasil pela Conrad em 2005, a Enciclopédia Dragon Ball Z é um guia completo do anime, composta por 256 páginas de pura informação da melhor série de todos os tempos! E como trata somente da Saga Z, tem um curto prólogo de página dupla para localizar o que se passou anteriormente, em Dragon Ball; uma introdução rápida preparando para a grande aventura de Dragon Ball Z.

O guia divide-se em sete grandes seções e dentro de cada uma delas temos informações bem bacanas, de curiosidades de personagens à revelações de Toriyama, além de serem revelados segredos de personagens e o processo de desenvolvimento dos mesmos.

Son Goku na Saga Z___________________________________ Página 5

A primeira grande seção da Enciclopédia trata de ninguém menos que Goku, o saiyajin mais querido do universo e o protagonista da série! Apresenta a evolução do personagem, suas técnicas e as maiores batalhas que lutou, apresentando também seus familiares e amigos.

Evolução________________________________________________ Página 6

A primeira sub-seção de ‘Son Goku na Saga Z’ trata, como o próprio nome diz, da evolução de Goku. Mostrando a cada página um intervalo da vida do personagem e seus feitos durante essa determinada época, de quando Goku nasce e vem à Terra, passando pelo seu encontro com Bulma, o Tenkaichi Budoukai e Piccolo Daimao entre seus 12 e 15 anos; os saiyajins e Freeza aos 24 anos, Cell aos 29, Majin Boo aos 37 e terminando com sua partida com Oob, com seus 47 anos, “buscando a força sempre”.

 

Habilidades_____________________________________________ Página 14

A segunda sub-seção sobre Goku trata suas habilidades, mais especificamente, de suas principais técnicas que são o Kamehameha, a Genki-dama, o Kaio-ken e o Teletransporte, explicando brevemente as técnicas e lembrando quando foram usadas tanto no anime quanto nos movies.

  

Personalidade___________________________________________ Página 18

Trata dos talentos e personalidade de Goku, com sua superação pessoal e sua distinta facilidade com artes marciais, aliada a sua personalidade inocente e generosa, fazendo-o um exemplo a ser seguido, tanto no anime quanto na vida real. O interessante aqui é a apresentação de algo que poucos conhecem, sobre o ano de nascimento de Goku (AGE737), sua altura (175cm) e peso (62kg).

 

Cenas de batalha___________________________________ Página 20

Aqui temos uma seleção do que consideram as maiores batalhas de Goku em Dragon Ball Z e GT, mostrando também as batalhas do OVA ‘O plano para destruir os saiyajins‘. O interessante aqui é um painel que mostra o resultado da luta, os principais campos de batalha, o motivo para a luta, as principais técnicas usadas, os companheiros de luta e título do episódio em que as cenas se passaram.

 

  

Família________________________________________________ Página 36

Esta sub-seção apresenta a família de Goku, revelando informações de personalidade e técnicas de seus filhos e seu relacionamento com sua esposa Chichi e os falecidos Son Gohan (avô adotivo) e Bardock (pai).

 

Amigos________________________________________________ Página 40

Similar à de família, aqui mostra os grandes amigos de Goku, dos quais uma vez foram inimigos e rivais Vegeta, Piccolo, Tenshinhan, Kulilin e Yamcha aos mentores Kame, Karin e Kami. Para Vegeta, Piccolo e Trunks temos mais informações, incluindo técnicas, transformações e personalidade, além de um histórico do seu passado.

 

  

As superbatalhas na Saga Z (Parte 1)_____________________ Página 59

A segunda grande seção da Enciclopédia já nos trás as superbatalhas da saga Z, com uma ‘coletânea das batalhas mais transcedentais’,  mostrando os eventos não somente relacionados às batalhas como a sub-seção Cenas de Batalha, mas faz um condensado do que acontecia no anime, guiando através do que acontecia na história que é a Enciclopédia em si, um guia do anime.

Esta primeira coletânea das batalhas nos mostra da aparição de Raditz e a revelação que Goku era um extraterrestre, passando pela chegada de Vegeta e Nappa, a viagem para Namekusei e o confronto com Freeza. Conta também com cenas memoráveis do Especial para TV de Bardock, o pai de Goku.

  

O interessante dessa seção, assim como as que se seguem da continuação dessa coletânea de batalhas é o box da sequência da história, o que também ajuda a guiar o leitor na história e na relação dos fatos.

  

Entrevista Akira Toriyama vs Katsuyoshi Nakatsuru_________ Página 90

Esta ótima entrevista entre Toriyama e Nakatsuru (animador de Dragon Ball) está contida dentro da seção de superbatalhas anterior. Uma entrevista muito descontraída que nos revela muitos detalhes da parte de edição e animação, a relação de Nakatsuru com Toriyama e o carinho e admiração que tem pelo mestre e “segredos” da série, mostrando como várias outras entrevistas, o jeito relaxado de Toriyama em relação à composição de ideias e ao desenvolvimento da história.

 

As superbatalhas na Saga Z (Parte 2)____________________ Página 103

A segunda parte da coletânea das superbatalhas é o guia dos episódios e eventos que tratam do filler de Garlic Jr., da chegada de Mirai Trunks ao surgimento dos androides, da fusão de Piccolo com Kami, a superação do Super Saiyajin, o torneio de Cell e a derrota do vilão no presente e no futuro de Trunks.

  

  

Design dos personagens_____________________________ Página 134

Aqui vemos os esboços de personagens, com os vários designs propostos por Toriyama tanto para personagens quanto para cenários, com curiosidades de sugestões e anotações do mestre para a equipe de animação relativos a como deveriam aparecer determinados personagens e ambientes para se passar a sensação certa ao público. Muito interessante é que foram essas anotações e sugestões de Toriyama que, por exemplo, fizeram que na animação, quando ocorre a fusão, as vozes se unem também e dois personagens formam a voz do ser originado pela fusão; os dois dubladores dublam em uníssono. Genial!

 

 As superbatalhas na Saga Z (Parte 3)____________________ Página 147

A terceira e última coletânea das superbatalhas nos mostra os eventos seguintes ao fim de Cell, com Gohan já crescido (foi tão emocionante na época crescer com Gohan, não?!) bancando o super herói em Satan City; a notícia de que Goku teria permissão para retornar à Terra por um dia e sua participação no torneio de artes marciais; a revelação do terrível demônio Majin Boo prestes a ser solto novamente; a aparição de Majin Boo e o treinamento da nova geração para a derrota do vilão; as fusões e a Genki-dama de todos, pondo um fim na ameaça ao universo! A seção se encerra como o fim de Dragon Ball Z, com Goku partindo com Oob para treiná-lo e torná-lo o novo protetor da Terra.

  

  

Biografia dos adversários______________________________ Página 172

Sub-seção da terceira coletânea de batalhas, vemos aqui a biografia dos principais adversários de Goku; os Saiyajins, Freeza e seu exército, os androides e Majin Boo.

Da parte dos saiyajins, vemos a curiosidade sobre o mistério sobre o cabelo dos guerreiros, que nunca cresce mas pode cair! Nappa é o grande exemplo de calvície afligindo a raça guerreira!! Quando fala dos androides, o mais interessante é a cronologia apresentada no box inferior da página, mostrando a evolução dos androides do exército Red Ribbon, do primeiro que conhecemos, #8, ao mais evoluído, Cell. Por último, a parte relacionada à Majin Boo apresenta também uma cronologia dos eventos do surgimento do demônio com suas consecutivas absorções e assassinatos dos Kaioshins, ao seu aprisionamento e depois seu reaparecimento na Terra. Bem bacana também!

  

Comentário sobre a abertura e encerramento do desenho_____ Página 188

Vemos nesta sub-seção imagens das aberturas, encerramentos e vinhetas de Dragon Ball, com comentários sobre o que acontecia na animação referente e informações de datas e episódios que foram ao ar. Na parte de vinhetas (que a maioria desconhece pela forma que o anime era exibido no Brasil), um box com Gohan explica exatamente o que são e quando são usadas. Muito bom!

  

O segredo em Z______________________________________ Página 205

O Segredo em Z é a seção da Enciclopédia que começa as páginas em preto-e-branco o que em nenhum momento desvaloriza ou diminui a qualidade do trabalho, dando, na verdade, um ar de mangá para a Enciclopédia. Seção em que provavelmente somos apresentados a informações menos conhecidas e curiosas, como o uso de acetatos, como eram os storyboards e a composição dos cenários. Muito interessante tudo!

 

  

Os personagens da Saga Z_____________________________ Página 205

A penúltima seção do guia mostra TODOS os personagens apresentados em Dragon Ball Z. Na primeira parte, apresenta os personagens exclusivos da versão animada, mostrando-os por ordem de aparição, apresentando um resumo do personagem e seu papel na história e o episódio em que apareceram.

  

A segunda parte é um diretório completo com todos os 190 personagens que apareceram no anime, separados por ordem alfabética, contando com um resumo do personagem e informação de quem foi seu dublador original, além de algumas curiosidades sobre significado de alguns nomes.

 

Todos os episódios da Saga Z__________________________ Página 225

A última seção da Enciclopédia é uma lista com dos os episódios da saga Z, informando em um quadro o episódio, com sua data que foi ao ar, o título brasileiro e o título “correto” (traduzido diretamente do original e não adaptado) e um resumo do episódio. Além disso, na lateral temos o ano em que os episódios foram ao ar com os principais acontecimentos no Japão naquele ano, mostrando também os movies da série quando foram lançados e um resumo dos mesmos.

  

Epílogo_____________________________________________ Página 254

Por fim, o epílogo deste grande guia, com o elenco principal da animação, de dubladores à membros da produção e direção de Dragon Ball Z, os principais envolvidos para a criação do que se tornou mítico e marcante na vida de milhões!

 

_

A Enciclopédia Dragon Ball Z: A Lenda de Son Goku é um guia muito bacana, ótimo item para conferência e coleção e o mais fácil para o público brasileiro conseguir (mesmo agora que a Conrad já não o tenha mais, ainda pode-se encontrá-lo à venda na internet). Se ainda não tem esse incrível livro, corra já nas bancas e adquira o seu!

19 Respostas para “Enciclopédia Dragon Ball Z: A Lenda de Son Goku!

  1. estou sem palavras, fiquei bastante surpreendido com este post. Aki em portugal este fantástico book não chegou a sair e ver um post destes e sem duvida nenhuma muito importante pois mostra-nos mais uma parte de DB(ou melhor DBZ) a que alguns de nos nao tiveram acesso. muitos parabéns e obrigado por este fantástico resumo

  2. Eu tenho e é espetacular essa ensiclopédia. Pena que foi foi o único guia publicado no Brasil. Vocês poderiam fazer um post dos movie books dos filmes?

  3. eu já vi essa enciclopédia na FNAC do Shopping Dom Pedro em Campinas, em 2009, mas meu pai ñ quis comprar, pq os livros estavam danificados. Eu lembro q chorei muito. kkkk, só tinha 6 anos

  4. cara por favor passa-me o link de comprar desse livro, eu já procurei revirei a internet inteira mas em todos os sites estão esgotados obs: tem que ser uma loja CONFIAVEL

  5. Fantastico!!!😮 Cansei de ler… KKKKKK! 😉 Mas e espetacular! Otimo post e obrigado por partilhar isso conosco! Gostaria de ter essa enciclopedia em minhas maos!🙂

  6. Eu tenho, realmente é um prato cheio pra quem é fã. Quem não sabe onde comprar só ir na comix.com.br, valor 100 pila kkkkk

  7. Essa é a única que eu tenho, é bem legal mesmo, vale a pena, ganhei de presente de aniversário em 2005 salvo engano.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s