Quando Toriyama quis encerrar Dragon Ball – pt.IV

post_intended_4

Continuamos a tradução e adaptação do Intended Ending Guide dos nossos amigos do Kanzentai, analisando os vários rumores existentes sobre as intenções de Toriyama para o encerramento de Dragon Ball. Neste post, o rumor analisado é de Dragon Ball ser encerrado com a saga dos saiyajins!

Confiram!

E então chegamos a porção Z da história, que naturalmente nos leva a lógica por trás do nome “Dragon Ball Z” para começar. Em sua entrevista conjunta com o animador veterano Katsuyoshi Nakatsuru no guia ‘Son Goku Densetsu‘ (que felizmente foi lançado no Brasil pela Conrad, como ‘Enciclopédia Dragon Ball Z – A lenda de Son Goku’), Toriyama explica que ele sentia que o nome da série já era bom do jeito que estava, mas a equipe do anime queria algo novo, para marcar esta nova fase da história, e assim nasceu Dragon Ball Z. Mas por que? Bem, como Toriyama explica:

O “Z” não é a última letra do alfabeto? Na época, eu estava tão louco para terminar a série que pus o “Z” no título com o significado de “já chega, tá?”

Agora, analisando todas aquelas conversas sobre a série continuar “só mais um pouco” e essa história de colocar o Z no nome para sinalizar o fim da série, é mais do que razoável especular que Toriyama tinha expectativa que a saga dos saiyajins fosse a última. Essa não é uma teoria que se ouve muito, por o arco da história dos saiyajins ser a base liderando diretamente para a saga de Freeza. Mas não é necessariamente verdade que isso foi planejado desde o começo e, certamente, existem vários sinais na saga dos saiyajins de que Toriyama ainda não havia planejado a saga de Freeza.

O Planeta Vegeta inicialmente foi destruído por uma colisão com um meteoro, enquanto mais tarde, Freeza diz que foi ele quem destruiu o planeta. Vegeta e Nappa mudam seus planos e se dirigem à Terra como se fossem os próprios patrões; na saga de Freeza, essa ação foi vista como uma afronta às ordens de Freeza, algo nem mostrado na cena original. Também temos Vegeta originalmente propondo que ele e Nappa pedissem pela imortalidade para aproveitarem batalhas pela eternidade, enquanto na saga de Freeza, o motivo pelo qual Vegeta deseja obter a imortalidade é para que ele algum dia consiga derrotar Freeza. Na saga dos saiyajins, a raça mais poderosa do universo é a Saiyajin, e o próprio Vegeta clama ser o mais poderoso do universo quando enfrenta Goku; já no arco de Freeza, conhecemos vários membros alienígenas de outras raças bem mais fortes que a Saiyajin, e Freeza é dito como o mais poderoso do universo.

Agora, nenhuma dessas coisas são necessariamente falhas no enredo em uma perspectiva do “universo” (a história do Planeta Vegeta ser destruído por um meteoro é dito como um disfarce de Freeza, a afirmação de os saiyajins serem os mais poderosos do universo seria somente um sinal de arrogância de Raditz e Vegeta, etc) mas em uma perspectiva real, todos esses fatos apontam que Toriyama originalmente não tinha planejado a aparição de Freeza enquanto produzia a saga dos saiyajins. Foi somente no final da saga dos saiyajins que começamos a ter dicas de Freeza, com Sr. Kaio dizendo vagamente que Vegeta não era a verdadeira “raiz do mal”. Há, no entanto, um obstáculo em pensar que Toriyama não tinha nenhum enredo de Freeza enquanto trabalhava no arco dos saiyajins. Em sua entrevista no Daizenshuu 4, quando perguntado se pretendia desde o começo fazer de Piccolo um alienígena, ele respondeu:

“É claro, eu pensei nisso tudo (risos). Com os saiyajins também. Quando pensei no rabo de Goku e no Oozaru, eu não pensei que Goku fosse um alienígena ou algo assim. Com Piccolo também não. Eu pensei nisso só quando Kami-sama apareceu.”

Assim, mesmo que não tivesse planejado que Piccolo fosse um alien desde o começo, ele ainda assim já tinha desenvolvido a ideia antes do 23º Tenkaichi Budokai começar, bem antes do fato ser finalmente revelado na série (e por conseguinte, afigura-se que a conversa de Piccolo e Kami-sama no torneio teria sido já em Namek-go e não simplesmente em uma língua randômica).

Se Toriyama tinha a origem de Piccolo já planejada, não significaria que a saga de Freeza também estaria? Bem, não necessariamente. Por um lado, é possível que Toriyama originalmente não tenha planejado a viagem para o planeta natal de Piccolo. Afinal de contas, a revelação de Goku ser um alienígena não o levaria em busca de sua terra natal. Também é possível que Toriyama tenha feito o enredo de Namekusei bem antes, mas só veio pensar em Freeza mais tarde.

Nós vimos sinais de que Toriyama não tinha planejado Freeza quando começou a saga dos saiyajins, e também sabemos que ele já tinha uma ideia de Piccolo ser alienigena bem antes dos saiyajins. Talvez a viagem para Namekusei seria uma segunda curta metade da saga dos saiyajins, com Vegeta sendo o vilão principal? Ou mesmo um breve epílogo da série sem nenhum real conflito, como o 28º Tenkaichi Budokai após o fim da saga de Boo?

De qualquer forma, parece difícil conciliar a longa saga Namekusei/Freeza com o que Toriyama ora afirmou ser “só mais um pouco” após o 23º Tenkaichi Budokai. Do jeito que virou, as sagas dos Saiyajins e de Freeza foram de 17 de outubro de 1988, com o lançamento do capítulo 195 na Weekly Jump, a 24 de junho de 1991, com o lançamento do capítulo 328. Isto durou 33 meses, quase três anos completos. Enquanto isso, a duração da série do começo ao fim do 23º Tenkaichi Budokai foi de 41 meses, de 3 de dezembro de 1984 a 10 de outubro de 1988. Para quem desenha uma série por três anos e meio, desenhar por mais outros três anos não parece ser “só mais um pouco”, então podemos dizer que a saga de Freeza não estava nem perto dos planos originais de Toriyama.

O que o levou a continuar a série por tanto tempo? Popularidade novamente é o candidato mais óbvio. Como Toriyama disse no tankoubon 7, por causa “de todo o apoio que estou recebendo, parece que eu não posso terminar [Dragon Ball]”. A série já era bastante popular quando a saga dos saiyajins começou, e ficou ainda mais famosa depois. Não é por acaso que a porção “Z” recebe toda a atenção no exterior, e até no Japão, com remasterizações como DBKai e video games lançados constantemente.

Na entrevista Shenlong Times #1, o mais recente editor de Toriyama, Fuyuto Takeda, observou que seu antecessor Yuu Condou “tornou-se o editor bem no começo da saga dos saiyajins. Na época, Dragon Ball era extremamente popular”, e em Shenlong Times #2, Takeda nota que Kondou apareceu “quando [Toriyama-]sensei começou a tentar fazer Dragon Ball mais popular através do enredo, e certamente teve seus frutos”. A história contada em rumores pela internet é que a popularidade de Dragon Ball forçou Toriyama a continuar a história depois do fim da saga de Freeza, e como vimos, este boato não é falso, mas também está bem longe da verdadeira razão. Na realizade, foi a massiva popularidade de Dragon Ball forçou Toriyama a começar a desenhar a saga de Freeza!

11 Respostas para “Quando Toriyama quis encerrar Dragon Ball – pt.IV

  1. felizmente para nos ele escreveu ate a saga buu, imaginem se fosse so ate a saga freeza. tdi o resto nao existiria e teriamos uma continuaçao forçada por parte da toye animation como o dbgt

  2. eh, e se houvesse esse tal dbgt sem passar as sagas dbz de freeza e cell, a história podia ficar um pouco mais interessante. mas na nossa realidade eh apenas um GT ( Grande tosqueira).
    Mesmo querendo q existisse o dbgt antes dessas 2 sagas, é melhor a nossa realidade, pq a sag de freeza ficou legal mesmo com as forças especiais ginyu e a saga cell com a luta de piccolo contra androide 17.

  3. Sobre a expressão da palavra “Z” , eu me recordo tambem , quando Gohan estava treinado com os Kaio Shins Supremos para matar Buu , e ai ele recebe um treinamento com a ”Espada Z” , diziam que era a arma mais forte do universo , mas parece que se enganaram pois ela queborou !!!

  4. eh, o superdb tem razão quanto a isso. u
    Uma coisa q nao entendo , eh pq os aliados de goku são chamados guerreiros Z, e nem como surgiu a expressão

  5. son w ,quero saber quando vai ser postado os calendários de DBZ de 2012.

    Agradecerei a resposta…😀😀😀😀

  6. A saga Freeza foi fundamental pra Dragon Ball,não poderia ter faltado essa espetacular saga na história,a do Cell pra mim tem um início espetacular mas o final dessa saga é meio broxante e a do Majin Boo eu não gostei tanto como as outras.

  7. alguem sabe onde faser download dos cap´s 4 e 5 de Dragon Ball SD em pt ou br?

    son w as novas leis k os americanos kerem implementar nao podem fechar o namekusei ou podem?

  8. Calendários são bem demorados para sair cara… =/
    Tanto que nem servem de calendários para o ano quando são postados! xD

  9. Pingback: O Mito dos Dois “Dragon Ball” | Nahel Argama·

  10. Realmente eu acho que tudo e bem explicado… Gostei! E todas as sagas sao muito importantes para o enredo!

  11. O dragon ball z e muito maneiro. Poriso tem q ter a continuacao de bills.
    E tanbem podia pudia aparece os saiyajins mortos como bardook os irmao de goku. Seria maneiro.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s