Quando Toriyama quis encerrar Dragon Ball – pt.III

post_intended_3

Continuando com a coletânea de posts adaptada do Intended Ending Guide dos nossos amigos do Kanzentai, analisando os vários rumores existentes sobre as intenções de Toriyama para o encerramento de Dragon Ball. O primeiro post mostrou o rumor de Dragon Ball terminar após a saga da busca das mágicas esferas do dragão; o segundo foi sobre o término da série com Uranai Baba e continuaremos agora com o rumor de Dragon Ball terminar com Piccolo.

Confiram!

Possível encerramento #3: Piccolo

Nós da geração mais recente de Dragon Ball estamos tão acostumados com a parte “Z” da série ter toda a atenção que a ideia de Toriyama jogar a toalha antes de Raditz aparecer parece bastante improvável. Mas, para os fãs naquela época, parecia bastante possível que a batalha com Piccolo fosse mesmo o Grand Finale da série. Afinal, Toriyama tinha dito antes que a série teria provavelmente em torno de 13 volumes, e ele passou essa marca com a saga de Piccolo.

Na seção de perguntas e respostas do tankoubon 12, um fã implorou a Toriyama para não terminar o mangá após Piccolo ser derrotado, e pediu que a série durasse ao menos mais três anos. Em resposta, Toriyama notou que durante o confronto com Piccolo haviam rumores de que Dragon Ball terminaria em breve. Ele, entretanto, disse que ainda tinha “absolutamente nenhum desejo” de encerrar a série. Ele disse que a “perspectiva de continuar a série por mais três anos é tão tediosa que me faz tremer, mas eu pretendo continuar mais um pouco. Fique de olho.”

Então parece que Toriyama nunca nem ao menos tinha considerado encerrar a série com o fim da saga de Piccolo, mesmo ele tendo planejado originalmente que não demorasse muito para que isso ocorresse. Os rumores que estavam circulando de que Dragon Ball terminaria neste ponto ainda se mantiveram fortes, tão fortes que no fim do capítulo 194, na conclusão do 23º Tenkaichi Budoukai, Toriyama fez um quadro com Kame-sennin dizendo “Este não é o final. Ainda tem mais um pouquinho” (note a ênfase no ‘mais um pouquinho’).

Interessante é que Toriyama na verdade ‘ameaçava’ encerrar a série em torno deste ponto, pelo menos de modo privado, e apenas provisoriamente. No Shenlong Times #2, Kazuhiko Torishima, o primeiro editor de Toriyama, contou o seguinte:

Mudando de assunto, mas uma coisa que eu senti que foi a maior crise da série foi quando ele me disse que Goku iria crescer. Toriyama-sensei ameaçou dizendo que se Goku não crescesse, então ele não poderia continuar a série. (risos) Foi terrível, trazer esse assunto deste jeito. “Você pode fazer o protagonista crescer, só não me assuste desse jeito,” eu disse.

Nenhuma explicação foi dada por Toriyama pelo motivo que não poderia continuar a série se Goku não crescesse, mas é interessante especular. Talvez ele simplesmente tinha esgotado suas ideias de histórias para Goku criança e achou que fazer Goku adulto era o único modo de manter as coisas interessantes. É notável que uma vez que Goku cresce, ele logo se casa e tem um filho logo na próxima saga, então talvez Toriyama estivesse pensando mais a frente para mudar seu atual protagonista infantil por outro.

Curiosamente, na terceira edição da Shonen Jump americana da Viz, lançada em março de 2003, Toriyama disse em resposta a um fã questionando-o sobre como ele criava as histórias de Dragon Ball:

Eu trabalhei na série por quase 10 anos. Quando eu cheguei no terceiro ano, eu estava realmente chegando ao meu limite, mas os editores originais da Weekly Shonen Jump no Japão me fizeram continuar a história. Eu tenho de agradecê-los, porque foi aí que eu realmente passei a apreciar e desfrutar a criação de um mangá. Eu fui capaz de continuar por dez anos, mas então dez anos era realmente o limite.

O terceiro ano da série seria tecnicamente 1986 (a série começou em dezembro de 84), mas em termos dos meses reais, seria mais por volta de 1987, o ano que tivemos o fim do 22º Tenkaichi Budoukai e o início da saga de Piccolo Daimao. Claramente, não podemos levar a sério a declaração de Toriyama do “terceiro ano”, considerando sua memória notoriamente difusa. Até onde sabemos, essa é a única declaração explícita de Toriyama sobre sua conversa com os editores da Weekly Jump forçando a continuação da série. Em outras vezes, ele fala somente da popularidade de Dragon Ball e de fãs impedindo que a série fosse encerrada e o fazendo continuar a história.

7 Respostas para “Quando Toriyama quis encerrar Dragon Ball – pt.III

  1. sim tudo isso eh muito legal, mas temos de lembrar que toriyama nao vai viver pra sempre….. as esferas nao existem no mundo real, e pelo que vemos teremos mais drgonball vindo ai o ano que vem…. sera que ja temos um “herdeiro/a” para este universo que nunca pára de expandir?? mas enquanto isso vamos aproveitar ate onde podemos!!!!!

  2. @juuhachigou
    Bem creio que a sucessora do Toriyama seja a Oiishi Naho, já que o traço dela é bem parecido alem de que até agora as historias delas envolvendo o universo DB foram ate agradáveis (ate mesmo o DBSD).

    Agora sobre o post. Da pra notar como o Toriyama é um magaka bem imprevisível, a cada passo que ele dava você podia esperar de tudo, desde o encerramento da serie até um súbito desenvolvimento do personagem. E o mais incrível é que a abordagem dele evoluía constantemente, não é por nada que ele é meu magaka favorito.

  3. A saga de Piccolo foi um fim de Dragon Ball e tbm não foi, pq foi um evento realmente importante dentre as batalhas q Goku já participou,
    ao chegar o Dragon Ball Z ( como chamamos no Ocidente a série durante a fase adulta de Goku).
    Percebemos q houve alterações nos propósitos deste período além da passagem do tempo:

    Percebe – se q não há mais o foco nas lendas e mitos e nas esferas do Dragão, mas nas grandes batalhas entre guerreiros q possuem poderes de destruir mundos;
    A maioria de Personagens Principais e Secundários deixam de ter papéis importantes durantes os fatos, e alguns são deixados para segundo plano, apenas comentando as batalhas e os flashbacks das aventuras e lutas de Goku, como por exemplo. Mestre Kame, q era mestre de Goku e Kulilin, não luta desde q Raditz chega a Terra; & Bulma, q apesar de não saber lutar, era uma cientista q ajudou muito nas aventuras de Goku, mas em DBZ, a unica coisa importante q fez foi consertar a nave de Kamisama.

    E não podia me esquecer do Yajirobe… (Sem Comentários)

  4. Goku e seus amigos tbm não são eternos. Se realmente for ela a sucessora, espero q crie novos personagens e um enredo q envolva a vida de Uub como um sucessor dos guerreiros Z. ( ignorando totalmente os eventos de DB GT).

  5. Cara , blz ? sou muito fã do seu site , tou continuando um site meu de DBZ que eu tinha parado da wordpress , mas eu num sei como deichar as letras amarelas , igual vc deichou algumas neste post .

    Eu gostaria de saber como deichar esse quadrado amarelo em volta das letras , Explicando com detalhes se puder . Valew agardeço desde ja .

    Flw

  6. Para poder fazer aquilo tem dois modos equivalentes:

    -Na aba ‘visual’ do post, o sexto botão (desenho de aspa) ativa a função que você deseja.

    -Na aba de HTML, você escreve o seu texto dentro de texto seu (função = blockquote. coloquei assim porque ele identifica o blockquote se eu colocar dentro dos , mas é semelhante a qualquer outro código HTML, você começa e depois o fecha com </)

  7. Obrigado son w , mais uma coisa que eu ja aprendi , valeu pela ajuda . Logo serei parceiro teu se você concordar , meu site é o superdb , num sei se vc ta lembado dele mas eu parei ha muito tempo de escrever nele , e agora tou preparando para a volta
    FLW .

Deixe um comentário

