Quando Toriyama quis encerrar Dragon Ball

post_intended_1

Se você conhece Dragon Ball com certeza já deve ter ouvido vários rumores sobre qual era a idéia original de Toriyama para o encerramento da série. O maior de todos os rumores é o do planejamento do fim da série após a saga de Freeza (principalmente com a morte de Goku e/ou a maioria dos principais personagens), mas Toriyama acabou sendo forçado a continuar a série devido à enorme popularidade. Temos outros rumores também, como Toriyama querendo encerrar a série após o fim do Cell Games, ou com Gohan derrotando Boo, etc.

Esta nova coletânia de posts, adaptada do Intended Ending Guide dos nossos amigos do Kanzentai, analisará a validade desses rumores sobre as intenções de Toriyama para encerrar Dragon Ball.

A resposta curta é que o sucesso da série realmente forçou Toriyama a continuar a desenhar por muito mais tempo que ele planejara, mas que as várias afirmações de locais ou maneiras em que Toriyama iria usar para encerrar a série não tem nenhum suporte real.

A resposta longa é… continue lendo!

Possível encerramento #1: As esferas do dragão

Risível como parece, Toriyama originalmente planejou que a série não passasse da sua primeira saga, a da primeira busca pelas esferas do dragão. Ele observa isso em sua entrevista publicada no Daizenshuu 2, discutindo as raízes de Dragon Ball em Jornada para o Oeste:

Bulma era Tripitaka, Oolong era Zhu Bajie e Yamcha era Sha Wujing. Inicialmente eu pensei que a terminaria após coletarem as esferas do dragão.

 

No Shenlong Times #2 , na mesa redonda com os três editores que trabalharam na série Dragon Ball, Toriyama também mencionou que seus planos iniciais para Dragon Ball iam muito adiante:

Fuyuto Takeda: E então a série começou, mas no começo, quanto de história você já tinha planejado?

Toriyama: Eu não tinha pensado sobre isso. Eu imaginei que provavelmente terminaria em cerca de um ano, e eu tinha o storyboard de apenas três capítulos prontos.

Em seu comentário para o capítulo 249, que apareceu na 49ª edição da Weekly Shounen Jump de 1989 (que mais tarde publicada no Daizenshuu 7), Toriyama também observou:

Dragon Ball, que eu planejei que durasse cerca de um ano quando comecei, agora dura há tanto tempo que superou Dr. Slump! Sinto-me simultaneamente feliz e assustado…

“Cerca de um ano” significa aproximadamente 50 capítulos, que seria mais ou menos no fim do 21º Tenkaichi Budoukai. Seria, entretanto, incorreto afirmar que Toriyama havia originalmente planejado o fim da série após o 21º Tenkaichi Budoukai, por ele mesmo ter dito que não tinha planejado tanto a história, quanto mais o seu encerramento logo no início do seu trabalho. Certamente ele teria tido conhecimento que Dragon Ball continuaria além do ‘cerca de um ano’ que ele imaginava inicialmente, bem antes de ter desenvolvido a idéia do 21º Tenkaichi Budoukai.

Nem precisamos dizer que esse plano de encerrar a série após um ano não deu certo. O que fez Toriyama continuar a série após esse ponto? Foi a enorme popularidade de Dragon Ball? Na verdade, não! Difícil de acreditar, mas Dragon Ball em seu comecinho não era tão popular assim. Toriyama explica em sua entrevista no Daizenshuu 2 que a série não pegou muita popularidade até chegar no enredo do 21º Tenkaichi Budokai:

Até o Tenkaichi Budokai começar a série ainda não era tão popular. Na época, Torishima-san me disse “seu protagonista é muito simples. É por isso que não é popular”. Como estava fazendo uma história de luta para essa série, intencionalmente fiz a roupa do protagonista excessivamente simples. Isso me incomodou, mas depois tive uma idéia. “Bem, então vamos aumentar sua popularidade”, pensei. Quando eu tinha feito o personagem de Goku, as palavras que melhor o caracterizavam eram “Eu quero me tornar forte”. Então eu pensei em focar nisso. Mesmo em “Dr. Slump”, mini-eventos, torneios e coisas do tipo como Gran Prix da Vila Pinguim foram incrivelmente populares. Então eu simplesmente faria a história no formato de um torneio. Daí nasceu o Tenkaichi Budoukai. Temporariamente, retirei outros personagens além de Goku, trouxe de volta Kame-sennin e acrescentei Kulilin como novo personagem. De lá, a série ficou popular antes que eu percebesse.

Também há um rumor de que Toriyama continuou a série depois do fim da procura das esferas do dragão simplesmente porque um amigo tinha feito uma aposta com ele. Como vimos, é um fato que Toriyama, em suas primeiras idéias, iria terminar a série após o fim da primeira aventura em torno das esferas, mas é um mistério o motivo que o fez continuar sua história, quando seus planos iniciais não estavam dando tanta popularidade, e como vimos, a série não duraria até o fim da primeira saga da procura das esferas, mas duraria cerca de um ano. A primeira saga de DB acabou em quase seis meses, então talvez Toriyama decidiu que iria continuar até completar o seu um ano que tinha planejado. Quando o ano terminou, a história do 21º Tenkaichi  Budoukai já conquistara uma grande popularidade justificando uma continuação além dos planos originais de Toriyama-sensei.

Talvez, como referência dos seus planos originais para o fim da série após a busca das esferas do dragão, no fim dessa saga Toriyama (através do narrador) brinca que esse era o fim. Ele começa agradecendo todos pela leitura, e então corta e diz que ainda teria história, mesmo com Goku se separando de seus amigos para ir treinar com Mestre Kame. Pobre Toriyama que na época não fazia a menor idéia do quanto a série ainda ia se estender…

Continua…!

7 Respostas para “Quando Toriyama quis encerrar Dragon Ball

  1. Cara ótimo Post.

    Com certeza a muita especulação sobre esse assunto, mas creio que ele tinha uma idéia bastante diferente da história, talvez esse 1 ano que ele falou seja referente a Saga das Esferas d Dragão, mas como não estava popular ele terminou ela (a saga) antes e partiu para outra possibilidade que a historia dava, no caso a evolução do Goku como lutador.

    Novamente ótimo post e já vou esperar a continuação.

  2. Ainda bem q continuou,já pensou se ele tivesse terminado ali a série,
    seria uma tragédia.Talvez ficasse bom se tivesse terminado na saga
    de Freeza,mas a saga de Cell e Boo também sao demais só o GT q
    nao deveria existir,mesmo sabendo q nao é do Toriyama foi um estrago a dragonball.

  3. amigo concordo plenamente com vc! so nao consigo entender ate hoje o pq que o toriyama deixou que aquilo fosse ao ar…..

    mas ai me pergunto: se db tivesse sido popular desde o inicio como sera que as coisas estariam hoje???? cara fala serio! qdo foi que o toriyama imaginou que essa serie seria um estrondo tao grande principalmente com dbz?!

  4. Ótima Postagem.

    Realmente esse é um Assunto que Sempre Gera Polêmica e Tal.Acho que se a Série Acabasse no Freeza Teria um Fim Quase Perfeito,Mas Não Foi o que Aconteceu ^_^

    Nunca que o Toriyama Iria Imaginar que a Serie Teria Todo Esse Sucesso.Aposto que se Dragon Ball Tivesse Sido Escrito nos Dias Atuais,Não Teria Acabado nem no DB GT,Que se Estenderia Por Muito Mais Tempo Além do GT.

    Agora é Esperar o Resto da Matéria para Ter Mais Informações sobre o Assunto ^^

    Abraço.

  5. Acho que o DBGT foi bem bolado, só foi mal organizado, tanto que eles queriam fazer algo meio retrospecto em relação ao DBGT, como no DB quando o goku era criança e ia atrás das esferas, poderiam ter feito algo descente, mas sem aquela baboseira de goku ficar criança e a figurante da pan…, fora que todos os personagens foram considerávelmente enfraquecidos… Tanto que quando o Toriyama-san viu que o DBGT estava a beira de um fracasso, assumiu o DBGT . para os que não sabem, baby vegeta, super 17 e os dragões malignos são partes que ele assumiu no desenho.

  6. ou então, Toriyama poderia ter feito qualquer besteira sem ser o DBGT, tipo a história do DBAF, o começo da Saga Zaiko em DBAF se adapta ao final da saga buu devido a relação com os kaioshins e tudo mais. os dragões malignos… bem não foi tão ruim assim, mas os desenhos poderias ser algo com traços literalmente de dragões. os guerreiros que representam as esferas ficaram muito simples, bom, essa é minha opinião.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s