Inspirações – pt. IV: Fei Lung

post_influencias-4-fei-lung

Como já mostrei anteriormente, influências de filmes de kung fu não faltam em Dragon Ball. Mostrei as influencias dos dois artistas marciais que mais inspiraram Toriyama, Jackie Chan e Bruce Lee, que podemos observar frequentemente na série. Desta vez mostramos o artista marcial que influenciou Toriyama na criação do assassino de aluguel mais famoso de Dragon Ball, Tao Pai Pai!

Tao Pai Pai, o famoso assassino de aluguel, contratado pelo exército Red Ribbon para dar um fim em Goku e pegar as esferas do dragão nada mais é que um arquétipo do vilão nos filmes chineses de kung fu, inspirado mais precisamente no personagem Betty, interpretado pelo ator Fei Lung, no filme “Hu hao shuang xing” (虎鹤双形), conhecido em inglês por “Tiger and Crane Fist“.

No que diz respeito a Tao Pai Pai, o personagem do filme chinês tem as mesmas características do mercenário mais famoso de Dragon Ball, como o de ser perito em artes marciais, resistente a ataques potentes e sem nem um pingo de misericórdia.

Temos algumas semelhanças em no filme de Fei Lung que influenciaram na criação de Tao Pai Pai:

1º – A história do filme trata da rivalidade entre duas escolas de artes marciais, o que lembra bastante o conflito Escola Kame vs Escola Tsuru (irmão de Tao Pai Pai)

2º – Betty mata o mestre da escola rival, o que faz com que o herói (interpretado por Lou Chen Hui) tente vingar seu mestre. O herói perde a primeira luta, mas depois consegue derrotá-lo com uma técnica secreta de seu estilo. Esse fato do filme lembra razoavelmente o assassinato de Bora, o pai de Upa, o índio que tomava conta da Terra Santa, abaixo da Torre de Karin. Tao Pai Pai mata Bora e Goku tenta derrotá-lo, mas só o consegue depois de treinar com Karin-Sama.

A inspiração de um dos personagens mais malvados de Dragon Ball vem de um dos personagens mais malvados do mundo do kung fu, Betty! Desde o bigode, até a personalidade, os dois só vivem para mostrar que o mundo é inferior e que o estilo deles é o superior. Grande vilão, grande inspiração!

2 Respostas para “Inspirações – pt. IV: Fei Lung

  1. NAMEKUSEI é o meu blog favorito, ultrapassou até o Torre de Karin e o KamiSama Explorer, antes blogs pioneiros de DragonBall.
    Se o blog continuar crescendo aceleradamente, com certeza se tornará um dos blogs de anime mais acessados da América Latina.

    Então SonW, continue fazendo posts tão bons quanto esse e os vários outros que fez. PARABÉNS PELOS 4 ANOS DO BLOG NAMEKUSEI!!!!!! ( esse é meu 4o post hoje, 3 de agosto de 2013, em comemoração aos 4 anos!!! – e eu sei,tô comemorando atrasado)

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s