Inspirações de Dragon Ball – pt. II: Jackie Chan

post_influencias-2-jackie-chan

Continuando a falar sobre as inspirações que Toriyama-sensei teve para conseguir fazer a fantástica obra que é Dragon Ball, resolvi falar agora de uma coisa marcante no anime: a inspiração nos artistas marciais.

Akira Toriyama revela ser grande fã de kung-fu, revelando em várias entrevistas sua paixão, principalmente pelos dois dos maiores artistas marciais da história: Bruce Lee e Jackie Chan.

Confiram as influências que Jackie Chan trouxe à nossa querida série!

Toriyama certamente conseguiu homenagear o ator e artista marcial Jackie Chan logo no primeiro torneio de artes marciais (21º Tenkaichi Budoukai), com o disfarce secreto de Mestre Kame, sob o nome do lutador Jackie Chun. E não foi simplesmente com um nome parecido. Alguns estilos de luta mostrados também são referencias a Chan.

Na luta contra Goku, na final desse torneio, vemos a segunda grande homenagem a Chan: Jackie Chun usa a “técnica do bêbado”, com movimentos aparentes de uma pessoa bêbada, mas ataques fortes e inesperados. Essa mesma técnica vem de um filme bem antigo de Jackie Chan, chamado “Drunken Master” (tradução livre seria “O mestre bêbado”, mas no Brasil ficou conhecido como “O Mestre Invencível”). Abaixo, o vídeo de uma cena de luta em que Jackie Chan usa a técnica do bêbado.

E só de curiosidade, um vídeo do National Geographic Channel, sobre esse estilo de luta. Bem interessante a explicação do praticante. Confiram!

No filme “O reino proibido” (The Forbidden Kingdom), já mencionado no primeiro post das inspirações de Dragon Ball, o personagem de Jackie Chan é um imortal bêbado, que usa esse mesmo estilo “drunken boxer”.

Jackie Chan marcou presença também na publicação do Daizenshuu – Complete Illustrations, na seção I Love Dragon Ball, em que Jackie revela que gostaria de participar de uma adaptação para o cinema (lembrando que o Daizenshuu é bem antigo, e ainda nem havia planos concretos de um live-action).

23 Respostas para “Inspirações de Dragon Ball – pt. II: Jackie Chan

  1. No blogspot eu nao conheço, então eu nao sei se eles tem alguma sub funçao que facilite isso, que nem tem no wordpress, que já tem a forma da enquete semi-pronta. Se o blogspot nao tiver isso voce vai ter que fazer a enquete em HTML, que é algo mais avançado pra se fazer. Se num tiver semi-pronta no blogspot, aconselho a pegar uma dessas apostilas HTML, no site Apostilando.com, que tem várias apostilas de programação. Lá é capaz de ensinar passo a passo como fazer enquetes em HTML

  2. Assiti ja o Reino Proibido no ano passado . Eu tinha baixado o filme . Achei bem legal , com jack chan e jet li . Com lutas incriveis e ficções deicham o filme bem legal .

    Namekusei , posso pegar algumas imagens , do Reino Proibido e colocar no meu blog ? São só poucas imagens

  3. Ha obrigado . Estou baixando outra vez o Reino Proibido . Goku pode ter cido inspirado sobre o Rei Macaco do ” O Reino Proibido ”

    Goku possiu caudas e pode virar em Oozaru ” macaco gigante ” . E Goku também possui um bastão magico ( Rei

  4. Ha obrigado . Estou baixando outra vez o Reino Proibido . Goku pode ter cido inspirado sobre o Rei Macaco do ” O Reino Proibido ”

    Goku possiu caudas e pode virar em Oozaru ” macaco gigante ” . E Goku também possui um bastão magico ( Rei Macaco igualmente , possui o bastão também ) .

    O seu post ( Caminho ao Oeste ) ou alguma coisa assim , eu ainda não li , mais quando tiver mais tempo vou ver esse post .

    Estou preparando uma postagem no meu blog que mostrara também as inspirações e semlhanças .

  5. O próprio nome Son Goku vem de Sun Wukong, nome chines do Rei Macaco. Son Goku é a tradução de Sun Wukong do chines para o japones

  6. Eu assisto muitos filmes de luta e kung fu, que eu curto bastante. Ai eu acabo notando as semelhanças.

    Mas só tenho certeza mesmo que não é pura coincidencia olhando as entrevistas que Akira Toriyama deu, em que ele diz ser fã de Jackie Chan e Bruce Lee.

  7. Legal , também curto filmes de kung – fu e também de ação . As entrevistas quase não cheguei a ver muito .

    O ultimo filme que assisti alguns meses atras foi ” Cão de Briga ” e agora baixei novamente o Reino Proibido

  8. Já assisti sim. Mas o filme que considero o melhor de Jet Li é “Herói”. Baseado em fatos reais. Muito bom também.

  9. ” Héroi ” não tou lenbrado se assisti vou ver como é o filme , emtão disse que era bom , vou ver as imagens e a snipose

    Tem outro filme bom do jet li também que é ” O mestre das Armas ” não sei se voc~e conhece mais é bom também

  10. Achei legal ” Héroi ” acho que vou baixar , se não tou emganado esse filme ja passou na tv ?

    Recomendo também o mestre das armas e cão de briga e o Reino Proibido .
    Agora A Mumia 3 – a tumba do imperador dragon , o jet li interpreta nesse filme algum personagen lutador , eu tenho a mumia 3 baixado mas aimda não cheguei assistir

  11. Nunka assisti esse Mestre Indomavel mas já tinha visto na entrevista do Akira na Enciclopedia Z sobre como ele amou esse filme

  12. Nao… eu quis dizer Mestre Indomável(Drunken Master) de que o post tá falando e não dessa discussao intelectual de melhor filme de Kung Fu.

    Mas já me metendo nessa discussão, acho também Herói e Mestre das Armas os melhores filmes de Jackie Chan.

    Mas os melhores filmes de luta com certeza pertencem a Bruce Lee. Depois comenta sobre o Bruce também, son W, que eu aposto que deve ter muito mais influencias além do “Dragon” de Dragon Ball baseado em Enter the Dragon!

  13. Agora filmes de bruce lee não curto muito . Mas Dragon Ball esta muita semlhante e inspirado em muitos filmes também chineses , ja que na china também , é palco de muitas lutas

  14. Pingback: Inspirações – pt. IV: Fei Lung | Namekusei·

  15. Se o Jack Chan estivesse no papel de Goku em Dragon Ball Evolution, com certeza eu veria lutas de verdade e menos enrolação. Pois o Jack até fazia um ótimo papel de palhaço como faz o Goku em momento de descontração.

  16. mas se ele fizesse teria que ser beeem no final, 10 anos depois da saga buu na luta com o uub, porque ele ja ta muito velho pra fazer o goku jovem (mas bem que poderiam ter feito isso alguns anos atras quando ele era mais novo).

Deixe uma resposta

