Simplesmente Genki Dama!

post_simplesmente-genkidama

Quando o Planeta Terra estava sobre a grande ameaça da chegada dos guerreiros saiyajins, Goku se esforçava em seu treinamento com Sr. Kaio, o guardião da Galáxia do Norte, treinando em seu pequeno planeta com uma gravidade dez vezes superior que a da Terra. Já nos últimos dias de seu treinamento, Goku domina a poderosa técnica Genki Dama (元気玉; lit. “Esfera de energia”), uma técnica especial que reúne a energia de todo organismo vivo próximo e, concentrando-se essa energia, pode-se formar uma gigantesca esfera de energia.

O interessante da técnica é que o pré-requisito mais importante para conseguir usá-la é ter um coração bom e não ser um guerreiro poderoso. Obviamente, o ‘poder’ de um guerreiro vem através de treinamentos e esses ajudam a conseguir manipular e controlar a energia coletada e transformá-la na esfera de energia final. Na luta contra Vegeta, por exemplo, tanto Gohan como Kulilin conseguiram controlar a Genki Dama, entretanto, Goku confiou somente a Kulilin para manipular a energia coletada para transformá-la na esfera final, dado a dificuldade da execução e a então inexperiência de controle de ki de Gohan.

Lembremos dos usos dessa tão poderosa e especial técnica?!

_

#1 – Batalha contra Vegeta: Na tensão da batalha contra o príncipe dos saiyajins, Goku usa seu tayoken em Oozaru Vegeta para ter tempo de fazer a Genki Dama. O seu plano acaba falhando quando Vegeta ataca Goku a distância, impedindo-o de completar a reunião de energia para a poderosa técnica de Kaio-sama. Vegeta depois tem seu rabo cortado por Yajirobe e se envolve em um combate corpo-a-corpo com Gohan, deixando Kulilin ir ajudar Goku e receber a missão de completar a Genki Dama.

Goku transfere toda a energia que tinha conseguido coletar antes de ser atacado para Kulilin, que consegue controlá-la e manipulá-la ao seu estado final. Aprendemos ainda mais sobre a Genki Dama quando Kulilin tenta mirar a técnica em Vegeta usando os olhos, quando Sr. Kaio explica que a técnica é pura energia positiva, Kulilin deveria sentir a energia maléfica de Vegeta e assim atirá-la, e não mirar com os olhos. Kulilin faz o que lhe é falado mas mesmo assim erra e Vegeta desvia, deixando a poderosa esfera de energia ir rumo a Gohan.

 

Quando pensamos que Gohan seria morto pela técnica, Goku fala que Gohan tem que rebatê-la, que ele conseguiria, uma vez que a esfera e ele eram ambos força positiva no universo. E assim acontece, Gohan rebate a Genki Dama e então Vegeta finalmente recebe a poderosa rajada de energia e é arremessado para longe, mas devido a pouca energia reunida, o príncipe dos saiyajins ainda consegue sobreviver.

#2 – Batalha contra Freeza: O imperador do universo parecia ser imbatível e ainda nem lutava com metade de seu poder. Goku, então, usa mais uma vez a esfera da esperança, a Genki Dama. Sua estratégia para reunir a energia, entretanto, foi bastante falha. Era impossível fugir e reunir energia suficiente para neutralizar Freeza, então Goku simplesmente levanta os braços na frente de seu inimigo e começa a reunir energia para a Genki Dama. Freeza, que não conseguia sentir o ki naturalmente, não percebe que Goku estava reunindo energia para uma perigosa técnica e acha que o saiyajin estava o provocando. O imperador só percebe a imensa esfera de energia ao ver seu reflexo nas águas de Namekusei e ai se preocupa com o ataque iminente de Goku.

Para esta super Genki Dama, Goku reúne energia de planetas próximos a Namekusei e até mesmo dos mortos, fato bastante interessante e curioso, já que quando se morre a energia/ki acompanha a alma e não fica no corpo (tanto que a máquina do Outro Mundo tem o problema de sobrecarga de energia negativa pela ‘purificação’ de várias almas e explode, dando origem ao vilão Janemba).

#3 – Batalha contra Kid Boo: Sem dúvida a Genki Dama mais emocionante da história!! Seguindo a brilhante estratégia de Vegeta, os terráqueos são ressuscitados e Goku se prepara para fazer a maior Genki Dama de todas, com a energia, com a esperança e com o futuro de todos os terráqueos! Enquanto Vegeta ganha tempo lutando contra Kid Boo, Goku reúne e tenta convencer mais terráqueos a doar sua energia para poder por um fim na ameça de Majin Boo, mas é somente quando o herói Mr. Satan se mobiliza e dá a ordem para que todos deem suas energias é que Goku consegue reunir energia suficiente e formar a Genki Dama da esperança que foi capaz de derrotar Majin Boo.

O interessante é que o livre-arbítrio é válido para a doação de energia para a Genki Dama. Já tínhamos visto antes que seres vivos dão sua energia para a técnica, mas entre humanos (ou outros seres ‘pensantes’, como os híbridos, animais humanizados, monstros, etc) vemos que a energia tem que ser cedida por vontade do doador, para só assim termos uma Genki Dama de todos. E ainda assim, com a energia de todos da Terra e ajuda dos namekuseijins e pessoas do Outro Mundo, Kid Boo ainda conseguiu segurar a gigantesca esfera de energia, somente cedendo diante do poder quando Goku se transforma em super saiyajin e ganha energia suficiente para forçar a técnica sobre seu adversário.

Memorável uso da Genki Dama por inúmeros fãs (inclusive este que vos escreve) levantarem os braços para ajudar o saiyajin mais querido do universo a reunir energia necessária para derrotar Majin Boo! E para rir…

#4 – Batalha contra Li-Shenlong: Em sua última batalha, Goku criou a Genki Dama Universal, juntando a energia de todos os seres vivos de diferentes pontos do universo, inclusive dos vários planetas visitados por Goku, Trunks e Pan em sua jornada pelas esferas do dragão. A quantidade de energia reunida foi tão grande que este foi o último momento vivo de Goku, derrotando Li Shenlong não deixando nenhum vestígio para trás.

 

_

_

_

A técnica também marca presença nos movies da série:

#1 – Batalha contra Dr Wheello: No segundo movie de DBZ, Goku enfrenta o vilão robótico Dr. Wheelo, que pretendia roubar seu corpo e ser o mais forte do universo. No final do combate, Dr. Wheelo voa para o alto espaço e decide destruir o planeta inteiro, mas então Goku lança sua Genki Dama e destrói o vilão de uma vez por todas.

 

#2 – Batalha contra Turles: O planeta estava morrendo devido a Árvore do Poder plantada por Turles e depois do vilão comer um de seus frutos e aumentar incrivelmente suas forças, Goku recorre à Genki Dama. Mas por a árvore ter absorvido grande quantidade de energia do planeta, não havia energia suficiente para a técnica de Goku e Turles facilmente o contra-atacou. Goku, então, coletou a energia dentro da Árvore do Poder e a usou para destruir tanto Turles quanto a própria árvore que o vilão plantou.

#3 – Batalha contra Slug: Quando Gohan assobia a pedido de Piccolo, Lord Slug rapidamente fica desorientado e pouco depois de Piccolo dar sua energia para Goku, o saiyajin ataca Slug com o Kaio-ken e desabilitando o gerador que estava congelando a Terra, podendo então coletar a energia do Sol para fazer a Genki Dama. Com a energia reunida, Goku lança a poderosa esfera em Slug, destruindo-o junto com seu gerador.

#4 – Batalha contra Andróide #13: Um dos usos mais memoráveis da técnica é contra o Super #13. Goku reúne a energia da Genki Dama e se transforma em super saiyajin, algo que por si só já o impediria de manipular a energia da técnica uma vez que a transformação em super carregava um pouco de ódio e raiva consigo. Mas então, ao invés de arremessar a energia reunida, Goku a absorve e aumenta seu poder a um outro nível, em que somente a energia que o circunda já pulveriza o inimigo, finalizando-o com um poderoso soco.

 

_

_

Uma incrível e memorável técnica, que nos mostra o quão incrível é o universo de Dragon Ball!

Simplesmente Genki Dama!

About these ads

10 Respostas para “Simplesmente Genki Dama!

  1. apesar de odiar dbgt me pergunto se o goku teria sobrevivido a genki dama se ele tivesse voltado ao normal ao inves de te-la utilizado qdo ainda tinha o corpo de uma criança

  2. o ponto 4 em dbgt onde dizes k morre e descutivel, quanto a mim ele nao morreu shen long levou-o consigo de forma a recompensa-lo pelo k ele fez pela terra. tanto k dbgt e filler e o filme tbm ou seja ele aparece no filme por isso a meu ver ele nunca morreu ficou foi como protetor da terra.

  3. para mim quando Goku absorve a GenkiDama contra o androide #13 foi a cena mais top de todas desta técnica.

  4. juuhachi goku pode sim sobreviver pq sr. kaio fala o seguinte:quanto mais maldade no coração do inimigo, mais será o impacto da genki dama goku n há maldade portanto ele sobrevive n sei como o freeza sobreviveu tb.

  5. Um dos momentos mais incriveis foi na hora da Genki Dama contra Boo! Foi um momento historico na historia desse anime! Gosto muito de DBZ!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s